Sistemas de transporte mais saudáveis, eficientes, sustentáveis e seguros. Esses são os objetivos adotados na sexta-feira (12) por um grupo consultivo de alto nível criado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para acelerar essa revolução nas cidades.
O mundo hoje conta com 1,3 bilhão de carros, vans, caminhões e ônibus e, apenas em 2012, outros 63 milhões de novos carros entraram em circulação. Com esta espiral ascendente de vendas e a urbanização crescente dos países, estima-se que em 2050 esse número ultrapasse 2 bilhões, trazendo consequências graves e diretas para a mobilidade, saúde, meio ambiente e economia nas principais cidades do planeta.
No encontro realizado em Milão, na Itália, o grupo consultivo sobre o transporte sustentável concordou em desenvolver um conjunto de recomendações para os tomadores de decisão e trabalhar para a realização em 2016 da primeira conferência internacional específica sobre essa questão.
A urgência de incorporar sistemas de transporte mais sustentáveis ganhou relevância durante a Conferência Rio+20, em 2012, e integra uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser adotados em setembro pelos Estados-membros.
Entre as tarefas propostas pelo grupo para o próximo ano estão a elaboração de um relatório com as perspectivas de transporte sustentável global, contendo questões relevantes como segurança rodoviária, impactos climáticos, saúde e combustíveis limpos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário