Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Noícias de Maricá de 29/10/2015

www.buscamarica.com.br

Paquistão diz que não precisa de ajuda externa para ajudar vítimas de terremoto

Da Agência Lusa
Moradores calculam prejuízos após terremoto que atingiu o Paquistão (Agência Lusa/Direitos Reservados)
Moradores calculam prejuízos, após terremoto que atingiu o PaquistãoAgência Lusa/EPA/Basit Gilani/Direitos Reservados
O Paquistão assegurou que está “totalmente capacitado” e não necessita de ajuda externa para atender às necessidades das vítimas do terremoto, com epicentro no Afeganistão, que deixou quase 400 mortos na região, informaram hoje (29) os jornais locais.
“Não existe nenhuma carência de recursos [para fazer face ao terremoto] e estamos totalmente capacitados para enfrentar nós mesmos a situação”, disse, nessa quarta-feira (28), em coletiva de imprensa, em Islamabad, o ministro de Informação paquistanês, Pervaiz Rasheed.
O ministro agradeceu, contudo, as mostras de preocupação por parte de vários países que se ofereceram para enviar ajudar de emergência para dar resposta às necessidades dos afetados pela catástrofe.
Segundo o mais recente balanço, o tremor fez 268 mortos e deixou 1.864 feridos no Paquistão, cuja província mais atingida foi Khyber Pakhtunkhwa, onde mais de 12 mil casas ficaram destruídas ou gravemente danificadas.
O sismo de segunda-feira (26), com magnitude de 7,5, teve epicentro em Badakhshan, no Nordeste afegão, onde causou pelo menos 115 mortos e deixou 556 feridos.
Mais de dez réplicas foram registadas após o abalo

Ciência Itinerante visita escola indígena em São José


Texto: Fernando Uchôa | Fotos: Divulgação
A aldeia Tupi Guarani Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’aguy Havy Porã, em língua indígena), em São José do Imbassaí, recebeu nesta terça-feira (27/10) o projeto Ciência Itinerante. As crianças indígenas se encantaram com as conchas marinhas, com as amostras de minerais e fizeram sucesso, também, a reação de combustão espontânea e o holograma de projeção em 3D. O planetário igualmente despertou curiosidades com os movimentos da Terra em torno do Sol. “Estou muito satisfeito com a atenção que a Prefeitura tem dado à nossa aldeia. Nossas crianças estão tendo experiências que nunca imaginei que pudessem ter”, afirmou o cacique Tupã Darcy Oliveira.
Equipes das secretarias municipais adjuntas de Educação e de Meio Ambiente realizaram ainda diversas outras atividades com os alunos da E.M. Guarani Para Poti. O quadro com a pintura de uma árvore foi concluído pelos alunos, cujas folhas eram feitas com a impressão digital de cada um. A equipe do “Maricá + Verde”, da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, realizou plantio de mudas de Mata Atlântica com as crianças, doando outras mudas para plantios posteriores.
“As atividades realizadas pelo professor Marcos Lacerda e pela Secretaria de Meio Ambiente são de grande importância para nossos alunos, pois, dão oportunidades a eles de participarem e de vivenciarem experimentos que ainda não conheciam. Atividades como as de hoje contribuem de forma significativa para a aprendizagem de nossos alunos", destacou Delta Oliveira Pires, diretora da escola indígena.

Saúde faz capacitação para dentistas do município


Texto: Amanda Neto | Fotos: Divulgação
O bucomaxilo Ronan Matheus falou sobre as lesões de face e como o atendimento inicial adequado ajuda no tratamento
A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio das coordenações de Saúde Bucal e de Educação Permanente de Maricá realizou nesta terça-feira (27/10), na UPA de Inoã, a capacitação sobre ‘Traumatismo Bucomaxilofacial’ destinada aos dentistas da unidade no que diz respeito ao atendimento e à intervenção inicial ao paciente com lesão bucomaxilofacial.
O palestrante foi Ronan Matheus Virgílio da Silva, professor de Odontologia da Universidade Estácio de Sá e de Atualização em cirurgia da Associação Brasileira de Odontologia de Niterói. Segundo ele, a aula tem como foco o momento em que o profissional se vê diante de uma lesão em face. “Trazer essa capacitação tem como finalidade o atendimento inicial, o início da resolução do caso”, acrescentou. Dentre os assuntos abordados, estavam medicação; estudo de casos clínicos; anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao paciente); tratamentos e outros. Ronan explicou ainda alguns tipos de lesões na face. “Algumas são decorrentes de agressões, acidentes automobilísticos ou por projéteis de arma de fogo”, exemplificou. “É gratificante quando conseguimos fazer a diferença para o paciente”, finalizou.
“Nossa intenção é trazer e englobar conhecimentos teóricos voltados ao atendimento emergencial”, avaliou a coordenadora de Saúde Bucal da secretaria, Márcia Serafim. Para a coordenadora de Educação Permanente da UPA, Andréa Figueiredo, o encontro foi importante como forma de atualizar os profissionais. Nilcinéa Ferreira, subsecretária de Urgência e Emergência que também é bucomaxilofacial, participou da ação. “Capacitação é sempre bem vinda. Vindo de um bucomaxilo é melhor ainda. Ela vem para aperfeiçoar o atendimento clínico da UPA”, afirmou. Dez dentistas clínicos participaram, fizeram perguntas e aprovaram a atualização. É o caso de Magnus Fernandes. “É muito válida a promoção de palestras que atualizem conhecimentos necessários para o atendimento emergencial que chega a UPA”, afirmou. Para Antônio Ricardo Olival todo aprendizado é válido. “Rever assuntos e relembrá-los faz com que a gente reveja nossos conceitos”, destacou o dentista. O encontro contou também com a presença do médico Paulo Abi Ramia, diretor geral da UPA.
Palestra reuniu dentistas da UPA
Palestrante capacita dentistas na UPA

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Brad Pitt recomendou que Angelina procurasse uma orientação médica

Angelina Jolie (Foto: Reprodução)© Fornecido por Jetss Comunicação Ltda. MEAngelina Jolie (Foto: Reprodução)
Angelina Jolie sempre foi uma mulher magra, mas ultimamente está com uma aparência mais frágil do que nunca e com um aspecto doentio. Segundo relatado pela revista Star, seu marido Brad Pitt recomendou que Angelina procurasse uma orientação médica para o tratamento de seu distúrbio alimentar.
Angelina Jolie e Brad Pitt (Foto: Reprodução)© Fornecido por Jetss Comunicação Ltda. ME Angelina Jolie e Brad Pitt (Foto: Reprodução)
Fontes próximas ao casal comentaram que Angelina continua não aceitando a ideia de estar apresentando sintomas de anorexia nervosa. Além do mais, a atriz não deseja interromper a sua intensa agenda de compromissos profissionais e humanitários. Na opinião de Brad, Angelina deveria se afastar por um tempo da vida de atriz e diretora de cinema e recorrer à ajuda de especialistas.

Descaso da Cedae é a causa da falta de água em condomínio do Minha Casa Minha Vida de Inoã



"Aceite" emitido pela Cedae em 25/06/15, onde considera que as propostas previstas na DPA foram cumpridas
As dificuldades impostas pela falta de fornecimento de água aos moradores do Condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, são de exclusiva responsabilidade da Cedae, cujo cronograma de ações em Maricá nunca avançou na mesma velocidade e urgência que as necessidades da população. No caso específico do condomínio com quase 1500 unidades do programa Minha Casa Minha Vida, o descaso é ainda mais evidente: desde dezembro de 2011, a Cedae, que detém contrato com exclusividade de concessão por 35 anos assinado na gestão anterior, estava ciente do aumento de demanda que as obras do empreendimento implicariam na região. Na época a concessionária não se opôs à construção do empreendimento proposta pelo município e emitiu a Declaração de Possibilidade de Abastecimento (DPA) 129/11, na qual condicionava a execução do serviço ao cumprimento de uma série de premissas próprias - como a ampliação da rede de abastecimento até Inoã e Itaipuaçu - e também por parte da construtora Sertenge, responsável pela obra. 
Também na época, como comprova a documentação em poder da Prefeitura, a empresa emitiu Solicitação de Obras referente à mesma DPA, o que, para o município, sinalizava a intenção de instalar as redes e reservatórios necessários em tempo hábil para o atendimento da demanda do condomínio. Completando o processo, a mesma Cedae emitiu o chamado "aceite" - documento através do qual a concessionária considera que as propostas previstas na DPA foram cumpridas - no dia 25 de junho deste ano, ou seja, quatro meses antes de a Prefeitura autorizar as mudanças dos moradores. A informação da empresa, empurrando para o ano que vem a conclusão das obras que já deveriam estar prontas, carece de qualquer credibilidade.
Pela DPA, o empreendimento somente poderia ser abastecido após a implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Inoã e Itaipuaçu. Ocorre que a obra foi concluída e inaugurada pela Cedae em junho de 2014, mas até agora as torneiras do empreendimento e de outras áreas da região continuam secas.
Desde que os moradores começaram a habitar os imóveis a que tinham direito nos condomínios, a Prefeitura vem acompanhando de perto a situação e cobra intensivamente da Caixa Econômica (gestora da construção) e da Cedae a solução definitiva dos problemas nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Justamente por isso, não vai considerar a obra entregue enquanto todos os problemas não estiverem solucionados, o que significa autorizar o pagamento das últimas parcelas. A população de Inoã, especialmente as quase 1500 famílias do condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas, não pode ficar à mercê de um cronograma conduzido pelo descaso histórico da Cedae para com as demandas de Maricá.
Texto: Marcelo Ambrosio e Rafael Zarôr


DPA 129/11 emitida pela Cedae
Solicitação de Obras referente à mesma DPA

Bancos reabrem em grande parte do país nesta terça-feira

Os bancários da maior parte do país encerraram nessa segunda-feira (26) a greve da categoria, que durou 21 dias. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ramo Financeiro (Confraf), 60% das agências estavam paradas desde o dia 6 de outubro. Os trabalhadores dos estados de Mato Grosso e de Roraima decidiram continuar em greve.

A maior parte dos bancários, em assembleias na noite de ontem, aceitou o acordo proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 10% sobre os salários, a participação nos lucros e resultados (PLR) e o piso da categoria. Com o reajuste de 10 % sobre a PLR, os bancários garantiram que a parcela adicional será de 2,2% do valor do lucro líquido, distribuído linearmente. Também foi proposto um reajuste de 14% para os vales-refeição e alimentação.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, com esse índice, em 12 anos, será possível acumular 20,83% de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos. Para ela, esta paralisação “foi uma das mais fortes dos últimos anos e a conquista foi consequência da nossa luta e mobilização”.
Os bancos aceitaram abonar parte das horas não cumpridas durante a greve e os funcionários vão trabalhar uma hora a mais até o dia 15 de dezembro.
São Paulo e região
Em São Paulo, os bancários da capital, de Osasco e de 15 municípios da região voltam ao trabalho hoje. Na assembleia, na tarde de ontem, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta Fenaban. A greve também foi encerrada em 78 cidades de vários estados, entre as quais, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.
A oferta patronal foi apresentada na sexta-feira (23), em rodada de negociações em São Paulo. No caso da correção dos vencimentos, houve uma pequena elevação sobre a última proposta, definida em 8,75%, mas que foi rejeitada pelos trabalhadores.
Alguns sindicatos promovem assembleias hoje (27) para decidir sobre o retorno às atividades.
*Matéria alterada às 7h43 para acréscimo de informações. Colaborou Elaine Patricia Cruz, de São Paulo.

Edição: Talita Cavalcante

Angolano Luaty Beirão termina greve de fome em Luanda


Manifestação em Lisboa pela libertação de Luaty Beirão
Manifestação em Lisboa pela libertação de Luaty BeirãoEPA/José Sena Goulão/Agência Lusa/Direitos Reservados
rapper e ativista angolano Luaty Beirão, internado sob detenção numa clínica de Luanda, terminou a greve de fome de protesto contra a sua prisão preventiva, depois de 36 dias, informou hoje o advogado dele.
Em declarações à agência Lusa, e remetendo mais informações para a família, o advogado Luís Nascimento confirmou que a decisão, agora revelada, já "era esperada"
"Ele, quando falou comigo, na segunda-feira, já encarava essa possibilidade, de terminar a greve de fome. Era mais do que provável, de certo modo rendia-se aos apelos dos colegas e nomeadamente o último, que foi feito pela esposa, por causa da filha", disse o advogado à Lusa.
Até segunda-feira, Luaty Beirão cumpriu 36 dias em greve de fome, protestando contra o que dizia ser o excesso da prisão preventiva e exigindo aguardar julgamento em liberdade, como prevê a lei angolana.
O músico e ativista, que também tem nacionalidade portuguesa, é um dos 15 ativistas angolanos em prisão preventiva desde junho, sob acusação de atos preparatórios para uma rebelião em Angola e um atentado contra o presidente da República.
O início do julgamento, que envolve outras duas arguidas em liberdade provisória, está agendado para 16 de novembro, no Tribunal de Cacuaco, nos arredores de Luanda.

Zico desiste de candidatura à presidência da Fifa


O ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, anunciou a desistência da candidatura à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A informação foi divulgada no início da noite dessa segunda-feira (26), na página da campanha oficial do atleta no Facebook.
Zico havia anunciado sua intenção de concorrer à Fifa em junho deste ano, mas dizia sempre que a candidatura dependeria do apoio de pelo menos cinco confederações de futebol, segundo estabelece as regras da entidade. Ele chegou a viajar por alguns continentes a fim de conseguir o apoio.
No texto publicado no Facebook, Zico diz que havia promessa de seis apoios, mas que a retirada da candidatura do francês Michel Platini, presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), suspenso por 90 dias, pelo Comitê de Ética da Fifa, por suposto envolvimento em negócios irregulares envolvendo o presidente afastado da entidade, Joseph Blatter, mudou o cenário.
“Caros amigos, não deu. Estávamos animados ontem com seis promessas de cartas, mas hoje o movimento da Uefa, com a retirada de Platini, mudou todo o cenário. A forma atual da eleição da Fifa realmente não favorece a mudança. Basta ver que os nomes que estão aí para esta eleição dificilmente poderão realmente falar em mudança”, afirmou Zico.
O ex-jogador do Flamengo agradeceu às pessoas que o apoiaram diretamente na campanha e ressaltou que o importante era manter o debate sobre a política esportiva baseada na transparência.
“Que outras partidas venham por aí. Plantamos uma semente para um debate sobre uma nova forma de gestão do futebol, baseada na democracia e na transparência. Abraço em todos”, disse.

Edição: Aécio Amado  Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

OMS coloca bacon, linguiça e salsicha na lista de alimentos cancerígenos



O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado nesta segunda-feira (26). De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável".
As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.
Risco de câncer
"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida", afirmou Kurt Straif, chefe de programa Monographs, do IARC, que avalia riscos para o câncer.
Um estudo de meta-análise -- que avaliou diversos outros estudos-- estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS, os mais recentes).
A carne vermelha - grupo dentro da qual estão tecido muscular de boi, porco, carneiro, bode e cavalo - foi classificada como um carcinógeno (produto capaz de provocar câncer) "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.
A definição do IARC para carne processada inclui produtos "transformados por salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou melhorar a preservação", afirma um artigo publicado por cientistas do IARC na revista médica "The Lancet", que acompanhou a divulgação do novo relatório.
Por G1

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Silvia Abravanel dá a entender que Patricia Abravanel lhe 'oprimiu' e mandou ela ficar 'ficar quietinha' no Teleton

Patricia e Silvia Abravanel, duas filhas de Silvio Santos com status de apresentadora no SBT, teriam se estranhado durante os bastidores do Teleton.
De acordo com a colunista Keila Jimenez, Silvia Abravanel teria dito que falou pouco durante sua participação no palco do programa junto com sua irmã e seu pai porque alguém lhe "oprimiu" e ainda pediram para ela "ficar quietinha".
A resposta de Silvia no Twitter sobre as suas poucas palavras no Teleton foram dadas a uma internauta que questionou o motivo do seu silêncio.
Nas redes sociais, os internautas associaram o "ela" usado na resposta de Silvia como sendo uma referência a Patricia Abravanel.
Outro problema também no Teleton envolveu Xuxa e Sivio Santos.
Enquanto Patricia agradecia Xuxa por ter participado do programa, dizendo "eu amei a Xuxa, aqui [no Teleton], ontem. Fiquei muito feliz por ela ter vindo. A gente briga por uns pontos na audiência, mas, sem ser naquele horário, a gente gosta de todo o mundo. Eu amei a participação da Xuxa e foi muito especial tê-la no Teleton", Silvio disse: "É, mas acontece que a Xuxa não é mais a Xuxa. Virou um rapaz Americano. A gente quer ver a Xuxa, de vestido, de cabelo (sic). Agora ela só faz o rapaz americano. O que gente vê é o rapaz americano. Quem gosta de ver o rapaz americano, então, acompanha a Xuxa toda a segunda-feira na Record".
Xuxa não comentou diretamente a provocação de Silvio, mas postou a seguinte mensagem em seu Facebook: "Respeito, gratidão faz a gente ser chamado de ser humano. Obrigada pela ajuda de vcs com a AACD. Que Deus abençoe a todos".
A mensagem foi o suficiente para alguns fãs associarem isso a uma resposta a Silvio Santos. Outros, no entando, aproveitaram para apoiar o apresentador do SBT e ainda ganharam uma resposta revoltada de Xuxa.
"Eu concordo com o Silvio. Você é muito bonita pra usar roupa de homem, e não precisa imitar ninguém", disse a internauta. Xuxa reagiu imediatamente ao comentário. "Eliane, me respeita. Só isso", disse ela. "Quem é fã respeita e quem não é, critica. Fã gosta do que vê, não do que gostaria de ver", avaliou uma fã.
A apresentadora logo respondeu: "Elegância não se vê na roupa e sim nos gestos. Respeito a opinião de quem não gosta, mas respeite a minha vontade de ser o que eu sou, de vestir o que eu visto, de ter o cabelo que eu tenho. Apesar de que eu acho elegantérrimo um terninho, não sejamos preconceituosos. Já me vesti com roupas parecida com Madonna, Michael Jackson, e nunca ouvi uma crítica por isso. Acho que tinham pessoas mais elegantes ao usar as palavras. Fãs são pessoas que te admiram. Não quer ser [fã], não seja, estou apenas agradecendo a vocês por terem ajudado a AACD e vocês vêm falar de roupas, por favor sejam grande. Ou cresçam".
E ainda finalizou, mandando mais uma suposta indireta a Silvio Santos: "Já deu no saco do povinho que fala da minha roupa ou do meu cabelo".

Maricá: Notícias de hoje, 26/10/2015


Dia D do preventivo realiza mais de 700 atendimentos



O “DIA D do exame preventivo ou Papanicolau” foi promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde no último sábado (24/10), das 8h às 17h, como parte das comemorações da Campanha Outubro Rosa. Na ocasião, as equipes das Unidades de Saúde da Família e Postos de Saúde de Maricá (com exceção de Santa Paula que não fez a atividade), realizaram um total de 712 preventivos ginecológicos (Papanicolau), além de oferecerem vacinação contra o papiloma vírus causador do HPV. O número de atendimentos superou os 589 exames do Dia D de 2014. Além disso, houve o exame físico das mamas, palestras e café da manhã. As usuárias com idade ou com necessidade de mamografia foram orientadas para a realização do exame. Os profissionais das unidades também falaram sobre diversos assuntos tais como prevenção do câncer de colo de útero e o de mama; autoexame da mama; cuidados com a pele, saúde da mulher e ainda entregaram uma rosa e uma lixa de unha para as mulheres que colheram o preventivo. 
Coordenadora da Estratégia Saúde da Família e dos Postos de Saúde de Maricá, Luana Cano afirmou que objetivo da ação é conscientizar a população em relação à prevenção do câncer de colo de útero e de mama. “O preventivo e o autoexame da mama são formas precoces de se detectar a doença”, disse. Para Márcia Mattos, coordenadora do PS de Inoã, o saldo foi positivo. “Todas conseguiram fazer o exame. Quem marcou durante a semana e quem chegou por livre demanda”, disse.  “Durante a semana, devido ao trabalho, as mulheres não conseguem vir ao posto. No sábado, elas tiveram essa oportunidade”, afirmou Vanessa Viana, enfermeira do PSF São José I. "Através dessas atividades, casos podem ser diagnosticados em tempo de cura”, complementou.
A população participou e aprovou. É o caso de Maria Ercília Rodrigues, cuidadora de idosos, 49 anos e moradora de Inoã. “Essa programação é ótima. Trabalho durante a semana. Sábado é o único dia que eu poderia vir”, afirmou. A professora Geísa Fernandes Curtipassi, 59 anos, mora em São José, colheu o preventivo e assistiu a uma palestra sobre câncer. “Fiz o exame, pois gosto de cuidar da minha saúde. As orientações da psicóloga foram ótimas. Pudemos tirar dúvidas e aprender mais”, disse.
Subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza explica que cerca de 50% das pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino não fazem o preventivo há 10 anos ou mais. Segundo ela, as lesões iniciais que podem desencadear o câncer são em sua grande maioria, sugeridas no preventivo (papanicolau), principal exame de rastreio. “A partir do resultado, providências terapêuticas são tomadas para a cura e muitas vezes sem necessidade de internação e sim, no próprio ambulatório", disse. Em relação à prevenção do câncer de mama, ela explica que a maior dificuldade de a mulher praticar o autoexame das mamas está relacionada ao medo de encontrar algo que para ela significaria uma sentença de morte, o que não é verdade. “O diagnóstico precoce, muitas vezes, a poupa da mastectomia radical (retirada completa da mama), retirando-se apenas um segmento, e o melhor, com índices de cura muito elevados. A mulher deve fazer o autoexame uma vez por mês. De preferência no período pós-menstrual, quando as mamas estão menos densas. No caso de se notar modificação da textura da pele da mama, ou seja, aspecto semelhante à casca de laranja, inversão do bico do peito, saída de secreção com sangue ou nódulos palpáveis, a mulher deve imediatamente procurar por um serviço de saúde. Isso vale também para o homem, pois ele também pode ter câncer de mama. Cabe ressaltar, que a opinião do marido ou companheiro ao detectar algo diferente na esposa, deve ser levada em consideração”, ressaltou a ginecologista.

Texto: Amanda Neto (edição: Marcelo Ambrosio) | Fotos: Divulgação

Pedala Maricá reúne dezenas de moradores em Itaipuaçu



O passeio ciclístico que aconteceu no último sábado (24/10), em Itaipuaçu, reuniu a turma do pedal de diversos níveis, religiões e idades. A iniciativa foi uma parceria entre as secretarias municipais adjuntas de Assuntos Religiosos e de Turismo, que organiza o evento. O ponto de encontro foi o Centro Evangelístico Ministério IDE, próximo a Rua Professor Cardoso de Menezes. O subsecretário de Assuntos Religiosos, Pastor Edvaldo Baldow, afirmou que a participação no Pedala Maricá surgiu da Marcha Para Jesus, no dia 19 de setembro. “A marcha reuniu milhares de pessoas, agora queremos estimular o hábito do ciclismo no meio evangélico, é um ato saudável”, analisou.
Pela primeira vez participando, Alessandra Silva, 33 anos, aprovou a iniciativa. “Moro aqui no (condomínio) Carlos Marighella e quando soube achei muito legal. Vou participar outras vezes. é muito bom para a saúde”, comentou. Também participando pela primeira vez Simone de Azevedo, 44 anos, acrescentou que mesmo não tendo bicicleta arrumou uma emprestada para participar. “Acho importante a participação neste projeto”, ressaltou.
Antes de saírem para pedalar, os participantes tomaram um café reforçado. Pastor do Centro Evangelístico, Marcílio Costa comentou que a edição do Pedala Maricá quer ainda estimular a comunhão entre as famílias. “Queremos ajudar a promover a qualidade de vida e fazer com que as pessoas possam se conhecer e criar novas relações, envolver a comunidade”, analisou. Também morador de Itaipuaçu, o supervisor de produção Paulo Sérgio Pereira da Silva, 47 anos, já tem o hábito de pedalar e com frequência vai trabalhar de bicicleta. “Participo de outros passeios ciclísticos e pelo menos duas vezes por mês vou pedalando até São Gonçalo”, afirmou.
“Foi uma grande parceria com a secretaria de Assuntos Religiosos", avaliou o secretário de Turismo, Amaury Vicente. "Queremos estimular a pratica do uso da bicicleta, ampliando cada vez mais o projeto”, comentou. Por volta das 10h, dezenas de ciclistas, com apoio da Guarda Municipal, percorreram toda a Rua Professor Cardoso de Menezes e pela orla seguiram até a Pedra do Elefante, um dos cartões postais da cidade. Durante todo o percurso os participantes receberam frutas e água para hidratação. No intervalo fizeram uma oração pedindo pela família de cada participante. Depois retornaram ao ponto de partida.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Jorge André | Fotos: Clarildo Menezes

PF deflagra nova fase da Operação Zelotes em três estados e no Distrito Federal


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (26) uma nova fase da Operação Zelotes, responsável por investigar organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A estimativa é que tenham sido desviados mais de R$ 19 bilhões.
De acordo com comunicado da corporação, cerca de 100 policiais cumprem 33 mandados judiciais, sendo seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão e no Distrito Federal.
A Operação Zelotes começou no dia 26 de março deste ano e esta nova etapa aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do Carf, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico.
“As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e até mesmo corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada”, informou o comunicado.
Os crimes investigados pela PF incluem tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na semana passada, a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda abriu o primeiro processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade funcional de um envolvido na Operação Zelotes. A pasta não informou o nome do conselheiro investigado.

Edição: Denise   Paula Laboissière - repórter da Agência Brasil

Comediante evangélico Jimmy Morales é o novo presidente da Guatemala


O comediante evangélico Jimmy Morales vota no segundo turno das eleições que o elegeu presidente da Guatemala
O comediante evangélico Jimmy Morales vota no segundo turno das eleições que o elegeu presidente da GuatemalaSantiago Billy/EFE/Agência Lusa























O comediante evangélico Jimmy Morales venceu ontem (25) o segundo turno das eleições presidenciais na Guatemala com um resultado histórico, ao obter o dobro de votos da principal adversária, Sandra Torres.
Com 100% dos votos apurados, Morales, de 46 anos, da Frente de Convergência Nacional, foi eleito presidente do país da America Central, com 67,43% dos votos. Sua rival, a ex-primeira-dama Sandra Torres, da Unidade Nacional da Esperança (UNE), obteve 32,57% dos votos. A diferença de votos entre eles foi de 1.421.658.
Segundo os dados atualizados do Supremo Tribunal Eleitoral, publicados em seu portal, dos mais de 7,5 milhões de guatemaltecos chamados às urnas, no domingo, 4.253.417 votaram, o que significa uma participação de 56,29% e uma taxa de abstenção de 43,71%.
Morales, comediante e animador de televisão sem qualquer experiência política, que se torna agora o décimo presidente da era democrática da Guatemala, toma posse no dia 14 de janeiro do ano que vem, para um mandato de quatro anos (2016-2020).
A vice-presidência vai ser ocupada por Jafeth Cabrera, ex-reitor da Universidade estatal de San Carlos.
Desde a instauração da democracia em 1985, o candidato mais votado em um segundo turno eleitoral foi Vinicio Cerezo, da Democracia Cristã Guatemala (DCG) que, nesse mesmo ano, alcançou 68,37% dos votos, contra 31,63% do seu adversário, Jorge Carpio, da União do Centro Nacional (UCN).
Outra memorável eleição foi a de 1999, quando Alfonso Portillo saiu vencedor com 68,31%, contra 31,69% de Oscar Berger, do PAN.
Edição: Talita Cavalcante

Índice de Confiança do Consumidor cai 0,8% em outubro



O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas, caiu 0,8% em outubro deste ano, em comparação a setembro. Ao marcar 75,7 pontos, o indicador atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005, pelo quarto mês consecutivo.
A queda foi provocada por menor confiança dos consumidores no momento presente, já que o Índice da Situação Atual do ICC caiu 2,1% em outubro, em relação a setembro. O componente que marca o grau de satisfação com a atual situação econômica foi o que mais contribuiu para o recuo do ICC. Em outubro, apenas 2,7% dos consumidores avaliam a situação econômica local como boa, enquanto 86,3% a consideram ruim.
Já o Índice de Expectativas, que avalia o otimismo do consumidor em relação aos próximos meses, manteve-se estável no menor nível da série (81,1 pontos). A parcela dos consumidores que pretendem comprar mais nos próximos seis meses caiu de 9,3% para 8,9% enquanto dos que projetam compras menores passou de 46,5% para 45,3%.
A maior queda da confiança foi observada nos consumidores de renda mais alta (acima de R$ 9.600 por mês): -2,9%.

Edição: José Romildo  Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Atlelas indígenas começam a disputar modalidades de integração no JMPI


Um dia depois do previsto, os atletas indígenas começaram a disputar as primeiras baterias eliminatórias das modalidades de integração. As provas do arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força – masculino e feminino – abriram os jogos competivivos e o programa esportivo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).
Palmas (TO) - Arqueiros de diversas etnias participam das competições no segundo dia dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Cada flecheiro teve direito a três tiros, a 30 metros de distância Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com os organizadores, o desabamento de parte do teto do refeitório dos indígenas adiou o início das sessões esportivas. Embora nenhum participante tenha se ferido, houve um pedido para que as provas começassem nesse domingo (25) em solidariedade aos trabalhadores que se machucaram no acidente.
Prática nobre entre os indígenas, o arco e flecha foi o primeiro esporte do dia. Cada flecheiro teve direito a três tiros, a 30 metros de distância. O alvo – um desenho de um peixe – conferia pontuações distintas, de acordo com o grau de dificuldade: a soma dos acertos indicaria a pontuação final de cada um. O olho do peixe é a região que confere mais pontos ao atleta.
Vinte e três atletas, de 15 etnias brasileiras e oito países, foram inscritos na eliminatória. Até o fechamento desta matéria, a organização não havia divulgado a lista de classificados. Danny Romero, flecheiro da Nicarágua, contou que seu instrumento de competição foi barrado pela imigração do Panamá em seu deslocamento e precisou entrar na prova com um tipo de equipamento bem diferente do que estava acostumado: “Tivemos que comprar outro e treinamos por dois dias com ele”.
A primeira bateria de arremesso de lança contou com a participação de 12 indígenas. As lanças padronizadas – para evitar que alguém trouxesse uma lança mais leve que a outra – poderiam superar os 60 metros de distância, em até três arremessos. Itaguari Pataxó acabou superando a marca alcançada pelo representante norte-americano, vencendo a prova com a marca de 45,31 metros.
Palmas (TO) - Lançamento de lança no segundo dia de competições nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A primeira bateria de arremesso de lança contou com a participação de 12 indígenas Marcelo Camargo/Agência Brasil
“Não esperava jogar a lança tão longe assim. Foram três meses de treinamento e a técnica é mais importante do que a força. Na hora, eu me concentrei bem, dei uma relaxada na mão e senti a energia e o carinho da torcida. Já mostramos a que viemos. Agora é só treinar mais um pouco”, vibrou Itaguari, que teve o nome de sua etnia gritado pela arquibancada durante sua série de arremessos.
As disputas de cabo de força levantaram o público na arena. A torcida foi intensa, com muitos gritos e aplausos. A animação era maior ainda em embates contra equipes estrangeiras. A disputa entre os índios Manoki e um combinado de atletas dos Estados Unidos e Filipinas fez o público gritar a cada centímetro avançado. A disputa parecia interminável e a bandeirinha mal se movimentava para um lado ou para outro. Os Manoki, por fim, cansaram e foram derrotados, mas não faltaram aplausos.
Enquanto atletas puxavam a corda, membros de cada tribo incentivavam ao lado, motivando com gestos e gritos. Outro embate que levantou o público foi dos Kura Bakairi, campeões nacionais de cabo de força, contra os Maori, da Nova Zelândia.
Os neozelandeses assumiram a dianteira na disputa, puxando a corda com força, em movimentos coordenados. Parecia uma disputa resolvida, quando a tribo da oceania perdeu gás e os Kura Bakairi mostraram porque são campeões nacionais. Recuperaram os metros perdidos e venceram o confronto. Muita festa dos índios brasileiros. Ao final, as duas tribos se abraçaram, mostrando espírito esportivo.
Palmas (TO) - Índios de diversas etnias participam do cabo de força no segundo dia dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
As mulheres também entraram na arena para a competição de cabo de força  Marcelo Camargo/Agência Brasil
As mulheres também entraram na arena para a competição. Destaque para as índias Pataxó, que contaram com o grito das arquibancadas e dos membros da tribo, com seus manacás, no cabo de força contra as peruanas. Já as Bororo Boe não deram chance às panamenhas. Cinco mulheres que passaram mal durante os confrontos receberam o atendimento médico, que estava a postos nas areias da Arena Verde.
Manifestação
Um grupo de cinco indígenas das etnias pataxó, krikati e xacriabá entraram na arena de competições trazendo cartazes em inglês e português contra a PEC215, denunciando o genocídio indígena e cobrando a demarcação de terras indígenas. Um deles chutou uma das bandeiras de marcação da área de lançamento da lança. O protesto foi pacífico.

Nathália Mendes - Repórter da EBC *
* colaborou Marcelo Brandão

Bancários indicam que vão aceitar reajuste de 10% e encerrar greve


Comando Nacional vai recomendar fim da greve na segunda, diz sindicato.
Bancos também oferecem reajuste de 14% em vale alimentação e refeição.


O Comando Nacional dos Bancários vai recomendar que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode marcar o fim da greve da categoria que completa 21 dias na segunda-feira (26), informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, neste sábado (24).
Após várias negociações, os bancos ofereceram reajuste de 10% nos salários e benefícios, com ganho real de 0,11%, e de 14% no vales refeição e alimentação.
Em nota à imprensa, a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, disse que a proposta "foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação”.
Em São Paulo, os bancários farão assembleia na segunda-feira para decidir sobre a continuidade do movimento. "Com esse índice, em 12 anos iremos acumular 20,83%o de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos. O vale refeição será de R$ 29,64 por dia, com reajuste de 14% e 3,75% de ganho real", disse o sindicato.
A proposta da Fenaban também inclui abono de até 72% dos dias parados.
Atendimento aos clientes
Os bancos não fazem levantamentos sobre o impacto da paralisação das agências, mas destacam que as instituições oferecem diversos canais alternativos para a realização de transações financeiras.
De acordo com a Febraban, os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.
SP greve dos bancários (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)Agência fechada por greve d0os bancários em São Paulo (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
O que pedia a categoria
A greve foi iniciada no dia 6 de outubro. Os bancários pedem reajuste salarial de 16%, com piso de R$ 3.299,66, e Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 7.246,82.

A categoria também reivindica vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 cada. A categoria também pede pagamento para graduação e pós, além de melhorias nas condições de trabalho e segurança.

Proposta dos bancos
A proposta inicial apresentada pela Febraban, e que foi rejeitada em assembleias, oferecia reajuste salarial de 5,5%, com piso entre R$ 1.321,26 e R$ 2.560,23. A Federação propôs ainda PLR pela regra de 90% do salário mais R$ 1.939,08, limitado a R$ 10.402,22 e parcela adicional (2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 3.878,16).
Greves em 2013 e em 2014
No ano passado, os bancários fizeram uma greve entre 30 de setembro e 06 de outubro. Os trabalhadores pediam em reivindicação inicial reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário.
A categoria também pedia aumento nos valores de benefícios como vale-refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros. A greve foi encerrada após proposta da Fenaban de reajuste de 8,5% nos salários e demais verbas salariais, de 9% nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.
Fonte: G1