Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Prefeito de Maricá, RJ, é multado por improbidade administrativa

Quaquá é acusado de usar a 'Revista Maricá' para autopromoção.
Ele terá que ressarcir o valor gasto com a impressão dos 50 mil exemplares.


Prefeito foi alvo de ataque na última quarta-feira (30) (Foto: Reprodução/Inter TV)
Prefeito foi alvo de ataque na última quarta-feira (29)
(Foto: Reprodução/Inter TV)
Washington Quaquá, prefeito de Maricá, no Rio, volta a ser foco de notícias. Nesta quinta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anunciou que ele foi multado pela 11ª Câmara Cível por improbidade administrativa.
Segundo o TJRJ, Quaquá é acusado de utilizar a ‘Revista Maricá’, feita com dinheiro público, para realizar autopromoção. O valor a ser pago é de 50 vezes a última remuneração do chefe do executivo municipal, além do ressarcimento do dinheiro gasto com a impressão dos 50 mil exemplares da publicação. O valor não foi divulgado.
Na decisão, o desembargador relator Cesar Cury escreveu que "é evidente o dolo, ainda que genérico, na autopromoção do prefeito em diversas PASSAGENS da 'Revista Maricá'", ressaltando que “foram utilizados artifícios para enaltecer sua imagem e seu nome”.
A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do prefeito Washington Quaquá, que respondeu que o chefe do executivo não vai comentar a decisão do tribunal.
saiba mais
  • Prefeito de Maricá, RJ, reforça segurança pessoal após agressão
  • Vídeo mostra agressão a prefeito de Maricá durante entrevista à Inter TV
  • Prefeito de Maricá, RJ, atribui agressão a 'interesses contrariados'
  • Prefeito de Maricá, RJ, é agredido durante entrevista e suspeito é detido
  • Maricá, RJ, mantém ônibus gratuitos circulando após proibição da Justiça
Alvo de ataque
O prefeito Washington Quaquá foi alvo de agressão durante entrevista à Inter TV, afiliada da Rede Globo, na manhã desta quarta-feira (29). Ele iria falar SOBRE a decisão de manter em circulação na cidade a frota de ônibus gratuitos, quando foi atacado pelas costas.

Na ocasião, o prefeito se desequilibrou, caindo em cima do cinegrafista da Inter TV, Marcelo Cristian, que também se machucou e teve a câmera quebrada.
Quaquá foi atendido no local e liberado com leves escoriações e um corte no nariz. O cinegrafista foi encaminhado a uma unidade médica e liberado após exames e medicação.
Em nota, Quaquá atribuiu o ataque a "interesses contrariados". Isso porque, segundo ele, manter os ônibus gratuitos circulando, mexe com todo um setor econômico e "desperta a ira e a agressão".
 

Fonte:g1

Notícias de 31/07/2015 - Busca Maricá


Secretaria faz ação pelo Dia Estadual de Conscientização e Combate à Hanseníase e Tuberculose


A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio dos Programas Municipais de Controle da Tuberculose (PMCT) e de Hanseníase realizará na próxima quarta-feira (05/08), das 9h às 13h, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do turismo), no Centro, ação em comemoração ao “Dia Estadual de Mobilização de Combate à Tuberculose e pelo Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase”.
Entre as atividades previstas estão a verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, exame prostático específico (PSA), distribuição de preservativos, distribuição de informativos, avaliação nutricional e orientações SOBRE diversos assuntos da saúde. Além dos programas Tuberculose e Hanseníase estarão presentes os programas DST/AIDS/Hepatites virais; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Educação em Saúde; Saúde do Idoso (PASI); Hipertensão e diabetes (Hiperdia); Saúde mental; Combate à dengue (PMCD); Tabagismo; Saúde do homem e a Área técnica de Alimentação e Nutrição. Para participar é só comparecer. Não é necessário levar documentação.
Fernanda Spitz, Secretária Municipal Adjunta de Saúde relata que após 133 anos da descoberta do bacilo causador da tuberculose, muitas pessoas ainda são acometidas pela doença no mundo inteiro e a prevenção é essencial.  “A iniciativa de se fazer uma grande mobilização tem como objetivo alertar a população para os sintomas e também promover o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Além disso, estaremos juntos para prevenir a hanseníase”, diz a secretária.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Amanda Neto

Prefeitura divulga programação do “Espraiado de Portas Abertas” deste domingo



Evento de turismo rural acontece neste domingo (02/08) com degustação do "feijão-guandu" e passeio ciclístico
A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo divulgou a programação completa do “Espraiado de Portas Abertas”, tradicional festa de turismo, cultura e gastronomia de Maricá, que acontece neste domingo (02/08). Além da culinária com o “feijão-guandu”, tema desta edição, e outros elementos comuns da região (peixe, banana e aipim), a programação inclui shows gratuitos do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol”, passeio ciclístico com o “Pedala Maricá” e a debulhação do guandu, um dos elementos culturais mais importantes do Valedo Espraiado.
Dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, asfaltada pela atual administração municipal, receberão mais uma vez os visitantes com o melhor das tradições locais – artesanato com fibra de bananeira, tapeçarias, pratos típicos, produtos da região (mel, geleias artesanais e bijuterias) e visitação à Igreja de São João e capelas de Santo Antônio e São Jorge.
Passeio ciclístico
O “Pedala Maricá”, projeto de incentivo ao ciclismo, é uma das atrações do “Espraiado de Portas Abertas”. A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, mas menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável. Não é preciso se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta. Serão disponibilizados um caminhão para transportar as bicicletas e um ônibus para levar os participantes até o local de início. A saída será às 9h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.
Debulhar o guandu
No Sítio do Riacho, os visitantes participarão da colheita, às 10h, com supervisão da proprietária Regina Sebould e, em seguida, o guandu será debulhado no casarão do Alonso Moraes – imóvel colonial de 200 anos que pertenceu ao bisavô e está em restauração. Após a atividade, será servido um lanche com café, bolo de milho e bijú, além de informações e receitas com o produto agrícola.
Cultivado até hoje por alguns moradores, na maioria das vezes em pequenas plantações para uso próprio, o guandu é considerado um feijão raro, apesar de ser muito utilizado na culinária, e é conhecido também por sua semelhança com a vagem.
Shows gratuitos
A programação musical fica por conta dos artistas locais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Serão sete shows gratuitos, a partir das 12h, com repertório variado no ritmo do samba, pop, rock, MPB, axé, forró e música sertaneja.
Confira a programação:
Bar e Mercearia do Cauby 
12h – Gianne Mello e Raphael do Cavaco
Largo de Santo Antônio
12h - Baby do Cavaco
14h - Sidney Santos
Atelier da Ilma
12h- Mirene Alves
Sitio do Riacho
12h – Jô Borges e Aldo Corrêa
Saloma´s Bar e Restaurante
12h – Raul Palmeira
Cantinho da Dilma
12h – Edy Baiano

Fonte: Prefeitura de Maricá


Ilma Macedo irá expor as famosas tapeçarias da região
Nas barracas estão à venda artesanato com fibra de bananeira, mel, geleias artesanais e bijuterias
Bares e restaurantes servirão pratos típicos com o "feijão-guandu"

Prefeitura realiza 14 shows gratuitos de sexta a domingo


Artistas locais se apresentarão no Centro, Bairro da Amizade, "Espraiado de Portas Abertas" e na 1ª Festa de Agricultura e Pesca, em Ubatiba
A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo divulgou a programação do projeto “Sob o Céu, Sol de Maricá”. De sexta-feira (31/07) a domingo (02/08) serão 14 shows gratuitos de artistas locais com destaques para apresentações no “Espraiado de Portas Abertas”, bairro rural, e na 1ª Festa Caipira, em Ubatiba, eventos organizados pelas pastas do Turismo e de Agricultura, Pecuária e Pesca. A programação inclui ainda shows na Praça Conselheiro Macedo Soares (berço do projeto), e no “Arraiá da Mió Idade”, projeto da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso, que acontece no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Centro.
Realizada há três anos na cidade, a iniciativa valoriza os artistas locais e oferece repertório diversificado (samba, rock, pop, MPB, forró, axé e música sertaneja) à população. O projeto já circulou pelo Centro, Araçatiba, Santa Paula, Jacaroá, Ubatiba, Recanto, Barroco, Itapeba, Bambuí, São José do Imbassaí, Inoã, Cordeirinho, Guaratiba, Ponta Negra, Jaconé, Barra de Maricá, Pindobas, Spar, Serra doCAMBURI e Espraiado.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (31/07) – Praça Conselheiro Macedo Soares – Centro
17h – Baby do Cavaco e Adriano Pavarotti
19h – Leandro Junnhyor
21h – Forró com Garotos Sem Preconceito
Sexta-feira (31/07) – Arraiá da Mió Idade – CEM Joana Benedicta Rangel – Centro
17h – Jô Borges e Aldo Corrêa
Sexta-feira (31/07) – Campo do Bairro Amizade
21h – Edy Baiano
Sábado (01/08) - 1º Festival de Agricultura e Pesca - Ubatiba
11h30 - Gianne Mello e Raphael do Cavaco
13h - Bruno Berner
Domingo (02/08) - Espraiado de Portas Abertas - Espraiado
Bar e Mercearia do Cauby
12h – Gianne Mello e Raphael do Cavaco
Largo de Santo Antônio
12h - Baby do Cavaco
14h - Sidney Santos
Atelier da Ilma
12h - Mirene Alves
Sitio do Riacho
12h – Jô Borges e Aldo Corrêa
Saloma´s Bar e Restaurante
12h – Raul Palmeira
Cantinho da Dilma
12h – Edy Baiano

Fonte: Prefeitura de Maricá

Hospital particular nega atendimento a criança de 4 anos, em Niterói, RJ

Unidade alegou que plano de saúde estava inativo.
Pais dizem que boleto foi pago há 20 dias e vão registrar caso na delegacia.


Uma criança de 4 anos que estava passando mal teve o atendimento recusado, na noite de quarta-feira (29), em um hospital particular de Niterói, na Região Metropolitana. Os pais disseram que iam prestar queixa na delegacia.
O menino João Vitor de Farias estava com uma crise alérgica na tarde de quarta-feira (29). Ele foi levado às pressas para o Hospital de Icaraí, no Centro de Niterói. Segundo a mãe Kátia GONÇALVES, a criança estava vomitando e passando muito mal.
“Meu filho ficou passando mal. Aparentemente alergia, todo empolado. Corremos às pressas para a emergência do Hospital Icaraí, como sempre trouxe. Ele estava inchando, com o rosto inchado e eu estava preocupada. A garganta dele estava fechando e faltando o ar”, contou a mãe.
Ao chegar ao hospital, os pais mostraram o cartão do plano de saúde Amil. Depois de checarem a situação, os funcionários do hospital negaram atendimento à criança pelo plano, alegando que ele estava inativo. Segundo o pai de João Vítor, Cristian Garcia, o último boleto foi pago há 20 dias e o cartão está válido até 10 de agosto.
“Eles disseram que o cartão estava inativo e não aceitaram. O próprio hospital não deu os primeiros-socorros ao menino. O prazo (do plano) vai expirar no dia 10 de agosto. Tenho tudo impresso em casa”, disse o pai.
Os pais se recusaram a pagar pela consulta, estimada em R$ 1.300 e tiveram de levar a criança até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde João Vítor foi medicado e liberado.
“A gente tem bastante tempo de plano. A gente paga tudo direitinho, na data”, reclamou a mãe.
A família de João Vítor voltará à delegacia nesta quinta-feira (30) para fazer o registro, já que a unidade estava lotada na quarta-feira (29) e a criança precisava descansar.
Em nota, a Amil lamentou o ocorrido e esclareceu que o plano de saúde de João Vitor está vinculado a um plano coletivo por adesão, gerido por administradora de benefícios. A Amil informou ainda que foi notificada pela administradora SOBRE a suspensão do contrato em 13 de julho deste ano. O plano destaca que, "de acordo com a regulamentação vigente, é vedada à operadora inclusão e exclusão de beneficiário para esta modalidade de contratação, cuja gestão é de responsabilidade da entidade contratante e da administradora de benefícios". A empresa acrescenta que entrou em contato com a administradora para solicitar que ofereça aos pais alternativas para a manutenção do plano de saúde.
O Hospital Icaraí informou que o paciente João Victor de Farias Melo foi encaminhado para sala de observação, onde recebeu abordagem da médica de plantão que identificou ausência de risco de vida eminente e solicitou que aguardassem na sala em que se disponibilizava, até que a mesma concluísse outro atendimento.
Ainda segundo o hospital, durante os procedimentos burocráticos para atendimento, foi constatado que o plano de saúde do paciente estava inativo. A família foi informada da situação e optou por não permanecer na unidade e que, ao retornar, a médica já não encontrou a criança na sala de atendimento.

Orangotangos enfrentam extinção em Bornéu, onde o desflorestamento é insustentável, diz ONU

Segundo relatório do PNUMA, se o desmatamento no sudeste da Ásia continuar, 75% da cobertura florestal original da ilha será perdida até 2030.

Estima-se que 55 mil orangotangos de Bornéu permanecem nas florestas. Foto: Wikicommons/Julielangford  (CC)
Estima-se que 55 mil orangotangos de Bornéu permanecem nas florestas. Foto: Wikicommons/Julielangford (CC)
conversão em massa das florestas de Bornéu em área para a produção de óleo de palma, em conjunto com o impacto das alterações climáticas, está levando à extinção os orangotangos na maior ilha da Ásia, tornando “claro que um futuro sem o desenvolvimento sustentável será um futuro com um clima diferente e, eventualmente, sem orangotangos, um dos nossos parentes mais próximos”, revelou nesta quarta-feira (29) um novo relatório das Nações Unidas.
De acordo com o documento publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Universidade de Liverpool John Moores, em colaboração com a Parceria para a Sobrevivência dos Grandes Primatas (GRASP), a conversão em massa de florestas de Bornéu para o desenvolvimento agrícola – principalmente para óleo de palmas – vai deixar os orangotangos em perigo de extinção fragmentados e em vias de extinção em uma série de áreas”. Estima-se que 55 mil orangotangos de Bornéu permanecem nas florestas, de acordo com o PNUMA.
“O impacto ambiental da mudança climática agravada pelo desmatamento de Bornéu poderá resultar em graves inundações, aumento da temperatura, redução da produtividade agrícola e outros efeitos negativos”, disse o relatório.
A ilha de Bornéu é divida em três partes pela Indonésia, Malásia e Brunei. Sua taxa de desmatamento está entre as mais altas do mundo há mais de duas décadas e 56% das florestas tropicais de planícies protegidas – uma área quase do tamanho da Bélgica – perdeu-se entre 1985 e 2001. O relatório acrescenta que, se o desmatamento no sudeste da Ásia continuar, 75 % da cobertura florestal original será perdida até 2030.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Notícias de Maricá, 30/07/2015 - Busca Maricá



Prefeito de Maricá atribui agressão durante fiscalização do transporte a interesses contrariados

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, foi agredido na rua, na manhã desta quarta-feira (29/07), enquanto acompanhava a operação de fiscalização às empresas de ônibus na Rodoviária do Povo, no Centro da cidade. O agressor, Antonio Pedro Barcello  Ribeiro, de 20 anos, morador do bairro Pedreiras, foi preso em flagrante e levado para a 82ªDP, onde se verificou que possui anotações criminais por tráfico, estupro e roubo. Washington Quaquá sofreu escoriações leves em um braço e um corte no nariz, foi atendido no local por uma equipe do Corpo de Bombeiros e liberado. O câmera, Marcelo Cristian Araújo de Andrade, de 38 anos, sofreu uma contusão no tórax causada pelo equipamento, foi também examinado pelos bombeiros e encaminhado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde fez Raios X e recebeu medicação para estabilização da pressão.
O incidente ocorreu quando o agressor aproveitou o momento em que o prefeito concedia entrevista à emissora InterTV, afiliada da Rede Globo, para ataca-lo pelas costas, diante da câmera. Washington Quaquá caiu SOBRE o cinegrafista, que teve o equipamento quebrado. O prefeito comentou a agressão: “O que estamos fazendo no transporte desperta a ira de todo um setor econômico da cidade. Não tenho dúvida que essa agressão vem daí. Vem da fiscalização que estamos operando, do transporte gratuito para o povo”, afirmou.  “Não há direito neste país que seja conquistado sem reação da outra parte, dos que lucram com a desgraça do povo. Não tenho dúvida que é uma reação deste setor”, completou.
Até o momento da agressão, os fiscais da Empresa Pública de Transportes (EPT) já haviam autuado ou apreendido 14 ônibus das duas empresas que operam na cidade, por conta de inúmeras irregularidades. Dois deles foram levados para o Pátio Legal da Prefeitura, em São José do Imbassaí – um dos veículos trafegava com o lacre da placa diferente do número da documentação, o que é infração penal. O prefeito Washington Quaquá determinou que a fiscalização agora seja intensificada. “Nosso objetivo é mostrar que não cumprem o contrato de concessão, a população viaja em veículos que não oferecem segurança e as empresas querem trabalhar apenas nos horários de maior movimento. Por isso vamos cassar todas as concessões e estabelecer todo o transporte público gratuito”, completou. 

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Marcelo Ambrosio | Fotos: Rafael Zarôr

Comércio e Prefeitura se reúnem para discutir programação de Natal e ordenamento no município

Secretários municipais reuniram-se nesta terça-feira (28/07), com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá (Aceim), na sede da Secretaria Municipal Adjunta de Obras, no Caxito, para discutir SOBRE a programação de Natal. A presidente da CDL, Marisete Cardoso, apresentou duas campanhas - que serão deflagradas no comércio, junto à população de Maricá - e solicitou apoio do poder público para sua divulgação.
A primeira, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), acontecerá em setembro e prevê a ampliação do marketing do comércio local, com qualificação profissional para vendedores e inscrição no sistema Cadastro Positivo, que considera a ficha do cliente apenas a partir do momento em que se cadastra. A CDL também realizará sorteio de quatro carros e outros brindes e, para o Natal pretende INVESTIR ainda mais.  “Desejamos fazer um Natal mais colorido e alegre. Para isso, precisamos de uma cidade mais iluminada. Existe a ideia de uma grande árvore de Natal, no Centro. Para isso, precisaremos da parceria de todo o comércio e indústria e o governo pode nos ajudar na divulgação desses projetos”, sugeriu.
Foram questionadas as obras de manutenção de rede e recolocação de caixas pluviais, com prevenção de alagamentos, recapeamento das ruas Conselheiro Macedo Soares e Ribeiro de Almeida (que segundo o secretário municipal adjunto de Obras, Marcos Câmara, serão feitas à noite) e novas calçadas (serão construídos 15 Km na cidade a partir de 2016). O grupo debateu também com os representantes da Prefeitura a questão do estacionamento rotativo e do ordenamento do trânsito, além de segurança pública.
Segundo o diretor de Planejamento da Empresa Pública de Transportes (EPT),  Anderson Weiss, a autarquia não é só representada na oferta de linhas de ônibus gratuitos. "Hoje fazemos o planejamento viário da cidade. A Rua Ribeiro de Almeida, por exemplo, pode transformar-se em um calçadão, mas precisamos terminar o estudo da malha viária, além de ouvir a população”, enfatizou. 
Para Adelio Soares, presidente da  Aceim, a transferência dos camelôs, outro item bastante debatido no encontro, não é só uma questão de ordenamento. "Deve haver fiscalização, para que o número não aumente”, acrescentou. Marizete Cardoso propôs uma solução a meio termo. “Proponho o cadastramento dos ambulantes e a construção de banheiros públicos em área que não atrapalhe o fluxo dos pedestres e do estacionamento. Afinal, pagamos impostos altos, e nem sempre temos um retorno comercial suficiente”, declarou.
O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento URBANO, Allan Novaes, informou que há possibilidade de os camelôs serem cadastrados como Micro Empresários Individuais (MEI) e deu detalhes da implantação do aplicativo E-Dinheiro (novo padrão da Moeda Social Mumbuca, acessado por celular, e que substituirá o cartão eletrônico atual), no município. “Todo o comércio poderá utilizá-lo, desde que se cadastre”, frisou. 
O secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania, Fabrício Bittencourt, adiantou que a Guarda Municipal concluiu curso de Operações Especiais e que equipes foram escolhidas para atuar junto à Polícia Militar na prevenção e combate a crimes como assalto a pedestres e a conhecida “saidinha de banco”. “Uma das medidas será transferir camelôs de locais próximos a bancos para segurança deles e dos clientes”, comentou. “Camelô em Maricá não é problema: é só uma questão de ordenamento. Está sendo feito um planejamento para realocação dos ambulantes em locais que não prejudiquem nem  a eles, nem ao comércio estabelecido", afirmou o secretário municipal adjunto de Direitos Humanos e Participação Popular. “Tudo tem de ser feito com calma e paciência. Ninguém é camelô por profissão e camelô não é manilha, ele tem família. Temos de pensar nisso, e encontrar soluções que atendam os dois lados. Acredito que, com boa vontade, conseguiremos”, disse.
Os representantes do comércio questionaram também o andamento de investimentos públicos no município, citando como exemplos o asfaltamento, a construção do novo hospital Dr. Ernesto Che Guevara, de uma universidade pública e da implantação de empreendimentos privados, como o Porto de Jaconé e o RESORT São Bento da Lagoa, considerados como etapas importantes para o crescimento da cidade. “Em sete anos de governo, colocamos 410 quilômetros de asfalto, mais do que qualquer outra administração realizou", respondeu o secretário de Obras, Marcos Câmara, acrescentando que o governo estuda a instalação do hospital em um novo local, a implantação de uma faculdade de Medicina na cidade, além da instalação do Instituto Federal Fluminense.
Com relação ao complexo do RESORT, que pertence à empresa IDB Brasil, o secretário informou que a Licença Prévia já foi expedida pelo Instituto Estadual do Ambiente. O mesmo, por sinal, ocorreu recentemente em relação ao futuro Porto de Jaconé. O Terminal Ponta Negra (TPN) também teve a sua Licença Prévia expedida pelo Inea há alguns dias. Ambos os empreendimentos estão em fase de desenvolvimento. "Isso certamente beneficiará em muito o comércio da cidade. No caso do porto, inclusive, já existem pedidos de empresas internacionais para instalação de escritórios às margens da RJ-106, para suporte logístico do empreendimento”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Pedra do Silvado é a trilha de sábado do Circuito Ecológico

A Pedra do Silvado, na região rural de Maricá, é a trilha deste sábado (01/08) do Circuito Ecológico, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. Com seis horas de duração e muitos trechos de subida e "escalaminhadas" (quando é necessário o auxílio das mãos), o percurso é considerado pesado e não é recomendado para pessoas que têm medo de altura, já que é o segundo ponto mais alto do município, com 640 metros de altitude. No cume os participantes terão uma visão panorâmica do litoral da cidade e das montanhas que dividem Maricá com os municípios de Itaboraí e Tanguá. O passeio é gratuito e as vagas são limitadas.
As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (31/07), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem tem problemas cardíacos.
O ponto de encontro será na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, às 7h30. A orientação é que os participantes usem roupas leves (preferencialmente calça comprida), calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.
O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra doCAMBURI e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes

Inscrições são feitas somente na Secretaria Adjunta de Turismo
Participantes terão visão panorâmica das montanhas que dividem Maricá com Itaboraí e Tanguá
Participantes terão uma visão panorâmica do litoral da cidade

Em Maricá, Evento de Saúde movimenta o Jardim Atlântico



A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou nesta terça-feira (28/07), a ação “Férias na escola? De olho na saúde”. O evento foi organizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jardim Atlântico 1 e 2  e aconteceu na associação de moradores que fica em frente à unidade de saúde. Com início às 13h30, as crianças da comunidade e as crianças indígenas da aldeia de Itaipuaçu assistiram a uma sessão de cinema e enquanto isso, os pais receberam orientação nutricional.
Bruna Albuquerque Campos é coordenadora da ESF Jardim Atlântico 2 e relata que faz atividades para as crianças no Natal, mas pensou em promover a saúde durante as férias escolares como forma de orientar as crianças e os pais. Coordenadora da ESF Jardim atlântico 1, Anna Cláudia de Almeida Medeiros disse que o evento foi pensado para aproximar a comunidade do posto e para conquistar a confiança das crianças. “Orientação nutricional é tudo. As crianças ainda se alimentam mal. Orientando as mães conseguimos melhorar a alimentação e a saúde das crianças. Além disso, nosso desejo foi o de mostrar que posto é lugar de injeção e de diversão também”, completou Bruna.
Enquanto as crianças assistiam ao filme "Meu Malvado Favorito" e se deliciavam com pipoca, os pais eram orientados através de palestra sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Entre os ensinamentos transmitidos pela nutricionista Elisa Simas, um dos que mais despertaram a atenção da população foi como aproveitar cascas e sementes e sobre temperos saudáveis. “Devemos prestar atenção e pedir para as pessoas não utilizarem temperos artificiais, vendidos em caixinhas. Precisamos usar os temperos naturais como alfavaca, salsa, cebolinha, noz moscada e outros”, ensinou a nutricionista. As pessoas participaram ativamente ao tirarem dúvidas sobre alimentação saudável, obesidade, importância do cálcio, sucos e estratégias para despertar nas crianças a vontade de comer legumes e frutas.
Quem fez perguntas enquanto os netos assistiam ao filme foi a funcionária pública Lenir Palheiro, de 64 anos. “Sempre temos palestras no posto. Agora é a primeira vez que temos um evento que abrange crianças e adultos ao mesmo tempo. Gostei muito. Espero que tenha mais”. Para a manicure Keli Campos Ferreira, de 34 anos, a maior satisfação foi levar o filho Leonardo para participar. “Achei ótima a iniciativa. Aproveitar as férias e dessa forma oferecer distração para as crianças”, disse.  Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Indígena de Maricá, Rosane Oliveira das Neves levou as crianças indígenas da aldeia de Itaipuaçu para participar. “Dessa forma, damos oportunidade às crianças e aos adolescentes indígenas para conhecerem outras culturas e pessoas”, disse. “Férias na escola? De olho na saúde é um projeto onde as crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas e assim, aproveitarmos para promover a saúde”, disse a Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Fernanda Spitz.

Fonte: Prefeitura de Maricá
Texto: Amanda Neto

Notícias de DIreitos Humanos - Busca Direitos Humanos

Clique na imagem para ter acesso as notícias de Direitos Humanos. Ações da ONU, do Greenpeace, Unicef, Cruz Vermelha e muitas outras Instituições que buscam por um mundo melhor,

terça-feira, 28 de julho de 2015

Masterchef: Marcos é eliminado

Para os jurados, o @MChef_Marcos não fez um suflê, e ele foi eliminado do ‪#‎MasterChefBR‬.

Notícias de 29/07/2015 - Busca Maricá


Classificação do Campeonato Brasileiro de 29/07/2015

CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSG%
Atlético-MG3215102329131671
Corinthians3015933179867
Palmeiras281584326111562
Sport281577126151162
São Paulo27158342114760
Grêmio27158342015560
Fluminense27158341915460
Atlético-PR25158161917256
Chapecoense22157171314-149
10°Internacional20155551316-344
11°Flamengo19156181419-542
12°Ponte Preta19154741617-142
13°CRUZEIRO17155281313038
14°Avaí17154561622-638
15°Santos16154471922-336
16°Figueirense16154471219-736
17°Goiás13153481215-329
18°Vasco1215339826-1827
19°Coritiba1115258918-924
20°Joinville9152310719-1220