Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Notícias de Maricá - 18/09/2015 - Busca de Maricá


O STF diz não a iniciativa da legalização da corrupção pelo Congresso Nacional - Lei de doação a campanha política é inconstitucional

É inconstitucional a doação de pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, decide o STF

STF conclui julgamento sobreFINANCIAMENTO de campanha eleitorais
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (17) o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650 e declarou a inconstitucionalidade da doação de pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais. A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra dispositivos da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995).
A ADI foi tema de uma audiência pública realizada em 2013, convocada pelo relator, ministro Luiz Fux, e começou a ser julgada pelo Plenário em dezembro daquele ano. Na sessão desta quinta, foram apresentados os votos dos ministros Teori Zavascki, que fez complementação de voto proferido anteriormente, das ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia e do decano da Corte, ministro Celso de Mello.
Ao final, votaram pela procedência da ADI quanto à inconstitucionalidade da doação por pessoas jurídicas os ministros Luiz Fux, Joaquim Barbosa (aposentado), Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski. Já os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela improcedência da ação, considerando constitucionais as doações de pessoas jurídicas. O ministro Edson Fachin não votou por suceder o ministro Joaquim Barbosa.
Ministro Teori Zavascki
O ministro Teori Zavascki, que já havia votado em 2013, apresentou na sessão desta quinta uma complementação de seu voto. De acordo com ele, a maneira mais segura de se reduzir conflitos entre interesses públicos e privados, com menor número de consequências imprevistas, pode ser o acréscimo da explicitação de novas vedações às hipóteses já previstas no artigo 24 da Lei 9.504/1997 e no artigo 31 da Lei 9.096/1996, uma vez que a Constituição oferece padrões normativos inteligíveis, que impedem que a política seja praticada em benefício de clientes preferenciais da administração pública.
Com esse argumento, o ministro propôs que fossem vedadas, no mínimo, contribuições de pessoas jurídicas ou de suas controladas e coligadas que mantenham contratos onerosos celebrados com a Administração Pública, a contribuição de pessoas jurídicas a partidos e candidatos diferentes que competirem entre si. Por fim, disse que as pessoas jurídicas que contribuírem com campanhas políticas devem ser proibidas de celebrar contratos com a Administração Pública até o término da gestão subsequente.
Ministra Rosa Weber
Em seu voto pela inconstitucionalidade da doação por pessoas jurídicas, a ministra Rosa Weber salientou que oFINANCIAMENTO de campanhas eleitorais e partidos políticos é uma questão delicada, de difícil equacionamento. A face real do problema é sombria, e não há um sistema perfeito ou ideal que possa afastar possiblidade de fraude, argumentou.
A ministra disse que o artigo 14 (parágrafo 9º) da Lei Maior oferece densidade normativa suficiente para o controle da constitucionalidade dos dispositivos questionados. Segundo ela, há no texto constitucional comando expresso para que legislação de regência assegure a normalidade e legitimidade das eleições contra influência do poder econômico.
Ao mencionar o desequilíbrio de forças na campanha eleitoral perpetrado pelo poder capital, a ministra salientou que essa interferência pode culminar por transformar processos eleitorais em um jogo político de cartas marcadas.
Ministra Cármen Lúcia
Ao acompanhar o voto do relator, a ministra Cármen Lúcia lembrou que o artigo 1º (parágrafo único) da Constituição diz que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, frisou a ministra em seu voto. No processo eleitoral na democracia representativa ou semidireta, povo é quem elege e pode ser eleito, quem vota e pode ser votado. Para a ministra, a participação no processo eleitoral depende dessa condição de cidadania.
Cármen Lúcia falou da igualdade de oportunidades no pleito, e salientou que a influência do poder econômico, de que fala o artigo 14 (parágrafo 9º) da Constituição, desiguala candidatos e partidos. Aquele que detém maior soma de recursos é aquele que têm melhores contatos com empresas, e depois vai representar esses interesses, e não o interesse de todo povo, o interesse legítimo que embasa a democracia.
Ao finalizar seu voto pela procedência da ação, a ministra salientou que, qualquer que seja a decisão da Corte, o essencial é que se faça o devido controle do que decidido, para que se resguarde a legalidade dos processos eleitorais.
Ministro Celso de Mello
O decano da Corte, ministro Celso de Mello, disse em seu voto que a Constituição Federal não cuida nem regula o tema das doações a campanhas políticas por pessoas jurídicas, apenas diz que abuso do poder econômico não será tolerado, sob pena de comprometer a normalidade e legitimidade do processo eleitoral. "A Lei Maior não veda a influência, o que a lei fundamental veda é exercício abusivo do poder econômico."
Pessoas jurídicas de direito privado têm interesses legítimos, cuja veiculação deve ser amparada e protegida pelo sistema jurídico, disse o decano. É preciso que isso se faça às claras, para permitir que se faça o efetivo controle, que cabe ao Ministério Público, a outros partidos e candidatos.
Ao concluir seu voto, acompanhando o ministro Teori Zavascki, o ministro disse entender que não contraria a Constituição o reconhecimento da possiblidade de pessoas jurídicas de direito privado contribuírem mediante doação para partidos políticos e candidatos em razão de campanhas eleitorais, desde que sob um sistema de efetivo controle que impeça abuso do poder econômico.
ResultadoAo final do julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, proclamou que "o Tribunal, por maioria e nos termos do voto do ministro relator, julgou procedente em parte o pedido formulado na ação direta para declarar a inconstitucionalidade dos dispositivos legais que autorizavam as contribuições de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, vencidos, em menor extensão, os ministros Teori Zavascki, Celso de Mello e Gilmar Mendes, que davam interpretação conforme, nos termos do voto ora reajustado do ministro Teori Zavascki. O Tribunal deliberou que a decisão valerá a partir da data de hoje e, portanto, aplica-se às eleições de 2016 e seguintes. Com relação às pessoas físicas, as contribuições ficam reguladas pela lei em vigor."

‘Sob o Céu Sob o Sol de Maricá’ tem programação no Centro, Araçatiba e Itaipuaçu



O projeto ‘Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá’, da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo e Lazer volta a levar boa música a espaços públicos da cidade a partir desta sexta-feira (18/09), tudo de graça. Como já é tradição, a maratona começa na Praça Conselheiro Macedo Soares (praça do Turismo), no Centro, onde o cantor Leandro Junnhyor abre os trabalhos a partir das 17h30. Na sequência, às 19h30, é a vez de Gianne Mello e Raphael do cavaco. Fechando a noite, o grupo Garotos Sem Preconceito sobe ao palco às 21h30.
No sábado (19/09), o evento ocorre em dois lugares: a partir do meio-dia a Feirarte de Itaipuaçu recebe a cantora Mirene Alves e, às 16h, quem se apresenta é Bruno Berner. O espaço será montado no Terminal Rodoviário do bairro; já no Centro da cidade, os shows serão da dupla Givan e Junio (às 19h) e do cantor Raul Palmeira (às 21h), ambos no palco erguido na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Fechando os trabalhos, a dupla Jô Borges e Aldo Corrêa anima no domingo (20/09) o almoço beneficente da festa de São Francisco de Assis. O show começa ao meio-dia no espaço em frente à capela de São Pedro de Araçatiba.
Confira a programação:
18/09 (Sexta-feira) – Praça Conselheiro Macedo Soares – Centro
17h30 - Leandro Junnhyor
19h30 - Gianne Mello e Raphael do Cavaco
21h30 - Garotos Sem Preconceito 

19/09 (Sábado) – FEIRARTE – Terminal Rodoviário de Itaipuçu
12h - Mirene Alves
16h - Bruno Berner
Praça Orlando de Barros Pimentel
19h - Givan e Junio
21h - Raul Palmeira

20/09 (Domingo) – Almoço beneficente da festa de São Francisco de Assis na Capela de São Pedro em Araçatiba
12h – Jô e Aldo Corrêa

Fonte: Prefeitura de Maricá --  Texto: Sérgio Renato


Cultura convida grupos de cultura afro para conhecer Prêmio de Cultura Afro Fluminense 2015



Representantes da Secretaria Estadual de Cultura, através da Coordenadoria de Diversidade Cultural estarão no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), nesta segunda-feira (21/09) em um encontro aberto com representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura para apresentarem detalhes do Prêmio de Cultura Afro Fluminense 2015. Serão premiados R$ 672 mil para 32 iniciativas que promovam a cultura afro-brasileira e o prêmio contribuirá para a preservação da memória e do patrimônio imaterial dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, como quilombos, terreiros e também de grupos artísticos culturais que mantém as tradições dos afoxés da capoeira, calangos, folias de reis, jongos e etc. As inscrições das iniciativas poderão ser feitas até o dia 24 de Setembro no portal www.cultura.rj.gov.br/prêmio-afro-fluminense-2015.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Tiago Campello

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Produtos Natura: desconto de até 40%


Notícias de Maricá - 17/09/2015 - www.buscamarica.com.br


Fortalecimento de Vínculos divulga atividades nas unidades dos CRAS



O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, divulgou, nesta terça-feira (15/09), as novas atividades programadas para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maricá. Serão grupos de convivência, atividades físicas e pedagógicas, palestras, passeios, entre outros para crianças, adolescentes e idosos. Para se inscrever nestas atividades o cidadão deverá se cadastrar no CRAS de sua região, juntamente com o NIS e participar do grupo de convivência do Fortalecimento de Vínculo. Os horários e dias destas atividades serão passados através do telefone 3731-2287 ou nas unidades dos CRAS.
Segundo a coordenadora do SCFV, Luana Menezes, todo trabalho realizado acrescentará no desenvolvimento social dos acompanhados dos CRAS e faz com que os vínculos sejam fortalecidos. “Estamos sempre planejando alguma atividade interativa para fortalecer a cultura, o esporte e o lazer para os usuários dos CRAS. Nosso objetivo é integrar a população netas áreas, pois são os direitos deles.” Disse Luana.
Segue abaixo a relação de atividades por cada unidade CRAS:
CRAS Centro:
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos
Projeto Escrevendo Cidadania (para idosos)
Aula de Hidroginástica
Aula de Alongamento para idosos
Natação
Tai Chi Chuan
Projeto Mundo Digital

CRAS CEU
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos
Projeto Escrevendo Cidadania (para idosos)
Aula de Hidroginástica
Aula de Alongamento para idosos
Tai Chi Chuan
Projeto Mundo Digital

CRAS Inoã
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos

CRAS Itaipuaçu
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos
Oficina de Teatro para crianças e adolescentes

CRAS Região Oceânica
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos
Aula de Hidroginástica
Natação
Oficina de Teatro para crianças e adolescentes

CRAS São José
Grupos de Criança
Grupo de Adolescente
Grupo de Idosos
Tai Chi Chuan
Projeto Escrevendo Cidadania (para idosos)
Aula de Alongamento para idosos

Texto: Kelly Rodrigues

Assistência Social entrega certificado para formandos de informática

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social entregou, nesta terça-feira (15/10), certificados de conclusão do curso de informática, que é gratuito, para a turma da terceira idade e adolescentes que são acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A cerimônia foi na sede da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, onde fica o Centro de Inclusão Digital “Ariano Suassuna”.
O curso tem como objetivo a apropriação das novas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, como estímulo de inclusão digital, para os usuários que participam dos grupos de convivência do Fortalecimento de Vínculos nos CRAS. “Nosso objetivo é trabalhar em união com políticas públicas. Aproveito para agradecer pela oportunidade de realizar este trabalho”, afirmou a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luana Menezes. Para o secretário da pasta, Jorge Castor, esta formatura é mais uma vitória para a população de Maricá. “Nosso sucesso é a vitória de cada um de vocês. Parabéns a todos”, cumprimentou Castor.
A aposentada Laudina dos Santos, de 62 anos, comemorava sua independência frente ao computador. “Finalmente não precisarei pedir ajuda a ninguém para usar. Antes não sabia nem ligar e hoje envio e-mail e pesquiso receitas, entre outras coisas”, contou,  alegre. Para a moradora de São José Marlene Coelho, de 67 anos, o curso a incentivou a adquirir um computador. “O próximo passo agora é comprar um e ir me acostumando com essa era tecnológica”, acrescentou.
As amigas, Samara Batista e Ana Karolliny, ambas com 14 anos, souberam do curso na aula de dança no CRAS do CEU, na Mumbuca, e combinaram de se inscreverem juntas. “Eu sei mexer mais nas redes sociais. Minha intenção era conhecer os procedimentos técnicos do Word, pois tinha dificuldades em fazer trabalhos para a escola. Sinto que dei um passo a frente na minha vida”, relatou Samara.
O Subsecretário de Prevenção à Dependência Química, Alan Christi, contou que o projeto fez dois anos e neste período já se inscreveram mais de 190 pessoas. “O curso é uma ótima oportunidade para aqueles que são leigos em informática e também abre espaço para o mercado de trabalho. Fiz questão de socializar o centro digital não só com os dependentes químicos acompanhados aqui na subsecretaria, mas também para a população maricaense para que haja um convívio social entre todos.” Finalizou Alan.

Gabinete de Gestão Integrada Municipal busca parceria com agências bancárias de Maricá

A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Pública de Maricá apresentou nesta terça-feira (15/09), no Paço Municipal, o projeto de integração entre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e a rede de agências bancárias de Maricá. A proposta da secretaria é a de incorporar a transmissão das câmeras externas dos bancos às imagens já coletadas pelas câmeras da secretaria, integrando-as à central de monitoramento da Prefeitura através de um link via rádio. Como retorno, representantes do Banco Itaú convidaram a Prefeitura para visitar a sede da central de monitoramento do banco, em São Paulo. O setor é responsável pelo controle de mais de 4 mil agências em todo o país. A proposta deverá ser reapresentada à essa área do banco. 
"Com o auxílio das câmeras externas da rede bancária ganharemos mais um aliado no combate à violência", avalia Luiz Alberto Santos, subsecretário municipal de Segurança Pública. Segundo ele, 30 guardas municipais passarão por um treinamento antes de começarem o trabalho de monitoramento e o efetivo contará com o auxílio operacional também da Polícia Militar. O município já possui 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos nos bairros e receberá mais dez. 
Com os pontos de instalação já definidos, serão ao todo 30 câmeras de última geração, que captam imagens em 360º com até 300 metros de nitidez e são monitoradas por 6 telas de 52 polegadas. A previsão de inauguração do GGIM será em meados de outubro. Participaram da reunião também o subcomandante do 12º BPM, Major Marcelo Guimarães, o comandante da 4ª Cia de Maricá , capitão Marcelo Barreto e o comandante da Guarda Municipal, Luciano Moretti, entre outros.

Tiro com Arco: projeto da Prefeitura de Maricá revelou promessas olímpicas

Gabriel e Maria Eduarda no CT

Enquanto ocorre o evento-teste no Sambódromo do Rio, é importante lembrar que, de todas as iniciativas públicas para a formação de atletas olímpicos para os Jogos Rio 2016, uma das mais bem sucedidas do país é a que uniu a Prefeitura de Maricá e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco. No momento em que a revelação Marcos Vinicius D´Almeida, de 17 anos, desponta no topo do ranking mundial e outras crias do projeto se projetam internacionalmente, a iniciativa se consolida como exemplo de planejamento, aplicação responsável dos recursos e inclusão pelo esporte.
A parceria entre o município e o Ministério do Esporte, iniciada em 2009, contemplou desde a cessão de uma área municipal de 27 mil metros quadrados, próxima ao Centro, para a implantação do Centro de Treinamento da confederação (que foi utilizado para os treinos pelas delegações da Rússia e da Coreia do Sul esta semana) até a aquisição, por parte também da Prefeitura, dos equipamentos necessários à prática do esporte. Alvos, arcos, flechas, miras, protetores e dedeiras foram importados através do convênio feito pelo ministério com prefeituras de sete estados (RJ, MG, ES, SC, GO e AM), de forma a permitir que os alunos, mesmo iniciantes, pudessem praticar com material de mesmo nível dos utilizados pelos outros competidores.
O valor total, de R$ 2,6 milhões, previa, além disso e da construção dos CTs, a implantação de núcleos de base do esporte e a contratação de equipes técnicas e de pessoal administrativo, o que foi feito. A Prefeitura de Maricá foi a primeira a implantar tais núcleos, com quatro escolas da rede municipal sendo associadas ao projeto.  Uma delas, o CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, gerou a maior parte dessas promessas olímpicas, inclusive o campeão Marcos Vinicius, um dos selecionados na peneira promovida para o início das atividades. Ele e seus colegas eram transportados em veículos da Prefeitura diretamente da escola para o CT no bairro de Itapeba.
O projeto continua dentro do planejamento e prevê, por exemplo, o envio de 17 atletas maricaenses de diversas categorias para a Copa Brasil de Tiro com Arco em Goiânia, no mês que vem. Todos irão com despesas pagas e terão hospedagem custeada pelo município, através da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes que gerencia o convênio. Além disso a secretaria remunera também 12 professores de Educação Física selecionados como instrutores para atuar, além da escola citada, nas unidades EM Darcy Ribeiro, EM Amanda Peña e CAIC Elomir Silva.
Marcelo Costa Filho, 15 anos, é outra promessa revelada no projeto municipal.  Treinando há apenas três anos, já faz parte da Seleção Brasileira, participou da equipe de nove atletas enviada à Copa do Mundo, realizada em Medellín, Colômbia. Ficou em segundo lugar por equipe, e em 55º no geral individual, nas categorias Cadete e Adulto. Ele conheceu o esporte através do projeto e foi um dos primeiros da turma do 7º ano do CEM Joana Benedicta Rangel, a levantar a mão quando um professor de Educação Física perguntou quem na turma tinha interesse em conhecer o esporte. Iniciou na categoria de base, e se projetou na categoria Cadete, especializando-se nas competições indoor (alvos a 18 metros de distância), e depois, nas provas outdoor (30, 60 e 70 metros). Com os prêmios, ingressou no programa de apoio federal aos atletas. 
Hoje, recebe uma bolsa-atleta de R$ 11 mil, o que ajuda a manter seu equipamento de competição atualizado. “Um kit completo hoje, top de linha, custa uns R$ 20 mil”, afirma. O pai, Marcelo Silva Costa, o acompanha nos treinos e nas competições mais próximas e logo terá de se desdobrar, o que reforça o caráter permanente do projeto olímpico municipal. O irmão mais novo, Guilherme, de 9 anos, está dando os primeiros passos no esporte.
Segundo a atual diretora do CEM Joana Benedicta Rangel, Luzia Dalva Ribeiro, o programa continua funcionando a pleno vapor. “Temos dois alunos do curso Técnico em Edificações treinando atualmente”, conta, satisfeita com os rumos doINVESTIMENTO feito pelo município na formação dessas pessoas.  “É uma satisfação enorme ver um aluno ou ex-aluno se consagrando”, declarou. Um deles é Stephany da Rosa, 17 anos. Treinando oito horas por dia, a Técnica em Edificações já tem em sua conta sete títulos na categoria Infantil (2012), e quatorze títulos na categoria Cadete (2013/2014). Começou a praticar aos 14, quando cursava o 2º ciclo do Fundamental da escola. Situação parecida é a dos irmãos Gabriel e Maria Eduarda Gomes da Costa, 18 e 16 anos. Em 3º no ranking da categoria Cadete (provas indoor e outdoor), ambos também foram alunos do CEM Joana Benedicta Rangel. Diretora da escola à época, Adriana Mataruna é uma fã do projeto. “Vejo o Tiro com Arco como um esporte inclusivo, socializante. Tivemos até um aluno cadeirante praticante do esporte”, completou.



Marcelo foi um dos primeiros a se apresentar na escola
Luzia e Marcelo, diretora e aluno

Tribo Pataxó na Reserva da Jaqueira


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Saúde capacita brigadistas de emergência para o hospital


A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML) e em parceria com a Defesa Civil de Maricá realizou nesta segunda-feira, (14/09), das 9 às 16h, o curso de Brigadista de Emergência. O objetivo é o de formar a primeira turma de brigadistas de emergência do HMCML. Na parte da manhã foi ensinada a parte teórica, no Espaço Ofiss, no Centro. À tarde, foi o momento da prática, com assuntos tais como o manuseio de extintores e técnicas de resgate. O curso contou com  a presença de vinte funcionários da Saúde, incluindo maqueiros, técnicos de enfermagem e seguranças. Como palestrantes a turma recebeu o subdiretor-geral do HMCML e capitão bombeiro Elvis Silveira e o sargento bombeiro Marcos José Rocha. “Essa é a primeira turma do curso e a função dessas pessoas é atuar em situações de emergência no hospital, em combate a incêndios ou em situações que necessitem de evacuação, tanto auxiliando os pacientes quanto os funcionários”, descreveu o capitão. “Após o curso, serão submetidos a uma avaliação e, se aprovados, receberão um certificado. Estamos cumprindo uma exigência legal e também oferecendo maior segurança à população no hospital”, complementou Elvis Silveira.
“Estamos preparando essa turma para dar o primeiro combate caso aconteça algum princípio de incêndio ou de pânico na unidade, principalmente por ser um local de reunião de público”, avalia o coronel Ricardo Nunes, coordenador da Defesa Civil de Maricá. “Tendo esses profissionais divididos nas alas com uma noção, vai fazer diferença antes da chegada dos bombeiros ou da Defesa Civil”, completa.
Marcos José Rocha destacou alguns cuidados básicos. “É preciso muita atenção com o famoso benjamim nas tomadas. O ideal é comprá-lo numa loja e que ele tenha selo do Inmetro, com toda qualidade”, descreveu. “ Também é necessário ter filtro de linha nas tomadas, que tem um fusível capaz de fazer a contenção da sobrecarga de energia no sistema. O fusível vai queimar e o sistema ficará protegido”, continuou. O sargento falou ainda sobre os botijões de gás. “Normalmente as pessoas têm dificuldades para colocar o click no bujão de gás. Esse click não pode levar água e nem sabão. Se estiver vazando, tem de ser trocado e é preciso obedecer ao prazo de validade”, advertiu. “Em relação a acidentes, se houver uma queimadura grave, a primeira coisa a se fazer é pegar água em temperatura ambiente e colocar a água devagar em cima da pele para refrescar. Não se deve utilizar compressas”, disse, acrescentando que os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) devem ser acionados.
Os funcionários participaram ativamente. Tiraram dúvidas e colocaram a mão na massa no momento prático. Manusearam extintores, apagaram fogo e aprenderam a transportar as vítimas. Mauro Mello tem 26 anos e é técnico de enfermagem do HMCML. Para ele o curso contribuiu tanto para o próprio crescimento profissional quanto o da unidade de Saúde. “É a primeira vez que participo. Sou acadêmico de enfermagem e esse conhecimento vai somar muito”, disse. Para Katia Regina Silva, 46 anos, técnica de enfermagem, os ensinamentos valeram para sua carreira. “Foi muito esclarecedor. Se tivermos uma emergência estarei mais tranquila para ajudar a população”, afirmou. Para o vigilante Rodrigo Augusto de Souza, 28, já é a segunda vez que participa desse tipo de treinamento. “Com esse curso posso ajudar em caso de incêndio e também orientar a população na maneira de agir. Foi muito positivo para mim”, afirmou o vigilante.

Fonte: Texto: Amanda Neto | Fotos: Amanda Neto

Produtos Natura, compre aqui...

Queridinhos Rede Natura.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
 REDE.NATURA.NET|CORPO|PERFUMARIA|MAQUIAGEM|PROMOÇÕES|TODOS OS PRODUTOS
Espaço Rede Natura de
SERGIO DA SILVA COUTO JUNIOR
 
Essa é a
SUA SEMANA
Semana do Cliente
OS QUERIDINHOS DA REDE NATURA
CLIQUE PARA CONFERIR
7 dias com descontos deaté 40% para você aproveitar! Veja o que trouxemos pensando em você:
- PERFUMARIA -
COMPRE JÁ
COMPRE JÁ
 
- MAQUIAGEM -
COMPRE JÁ
COMPRE JÁ
 
- ROSTO -
COMPRE JÁ
COMPRE JÁ
CONFIRA OUTROS PRODUTOS
Banner - Cupom
FacebookInstagramA gente nas redes.
Visite meu Espaço na Rede Natura e boas compras:
rede.natura.net/espaco/BUSCARBRASIL
Em caso de dúvidas, acesse rede.natura.net/atendimento ou ligue para nossa Central de Relacionamento Rede Natura, de segunda a sábado, das 9h às 21h, exceto feriados:

Telefones fixos ligue para: 0800 777 2467 | Celulares ligue para: 0300 173 2467 (custo da ligação local)

Promoções válidas de 14 a 20/09/2015, ou enquanto durarem os estoques.

A Natura se reserva ao direito de corrigir eventuais informações incorretas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Notícias de Maricá, 14/09/2015 - Busca Maricá


Enquanto brasileiros pagam as contas e se individam o TJ-RIo cria auxílio-educação para filhos de funcionários


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou, na terça-feira (8/9), o pagamento de um auxílio-educação a funcionários que tenham filhos entre 8 e 24 anos. Com a medida, passam a ser sete os benefícios concedidos a juízes e desembargadores lotados no TJ-RJ. O impacto do novo benefício no orçamento do tribunal será de R$ 130 milhões em 2016, segundo o próprio TJ. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Que infelicidade, esse país não é decente. A corrupção é legalizada por meio de normas.
Isso só vai acabar quando a Constituição Federal for alterada e acabar com as regalias e estabilidades dos funcionários públicos. Utilizar verba do povo para fins pessoais é crime.

Sergio Couto Junior

Mesmo com cortes no governo, Senado renova frota de automóveis




Mesmo com o atual cenário econômico de déficit e cortes sucessivos do governo federal, o Senado renovou a frota de carros que atendem aos parlamentares e reajustou o valor pago pela locação. 
De acordo com a Folha de S. Paulo, a substituição dos Renault Fluence utilizados pelos 81 senadores por a modelos Nissan Sentra zero quilômetro foi concluída na última sexta-feira (11). A troca é prevista no contrato para cada dois anos e atende ao modelo de locação implantado em 2011 com a justificativa de que reduziria os gastos com manutenção e seguro. Antes, os carros pertenciam ao Senado. 
O Sentra novo custa hoje R$ 59,9 mil, mais em conta que o Fluence, cujo modelo mais recente sai por R$ 72,2 mil. Já o reajuste de 6,5%, autorizado na última semana, modificou o valor de locação de R$ 1,9 milhão para R$ 2,3 milhões. Desde 2011, só houve um pregão para eleger a empresa responsável pelo serviço, a LM Transporte, que teve o contrato prorrogado por três vezes. 
Segundo a assessoria do Senado, esta é a quarta e última prorrogação anual, mas todas demonstraram “ser vantajosas economicamente para o Senado Federal, após pesquisa de preços no mercado”. 
Um outro contrato com a empresa trata apenas do carro utilizado pelo presidente da Casa, o senador Renan Calheiros (PMDB). Segundo a Folha, são três Hyundai Azera V6 -R$ 150 mil o zero quilômetro-, sendo dois deles para seguranças do senador. A locação dos três custa R$ 213,6 mil aos cofres do Senado. 
As assessorias de João Capiberibe (PSB-AP), Reguffe (PDT-DF) e Cristovam Buarque (PDT-DF) informaram que os senadores não usam veículos oficiais cedidos pela Casa.
Por Bahia Notícias

Programa "Maricá + Verde Visita Seu Bairro" realiza doação de mudas nativas em Ponta Negra



A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Maricá realizou mais uma ação do projeto “Maricá+Verde Visita Seu Bairro”, e esteve na última quinta-feira (10/08), na praça de Ponta Negra para realizar a doação de mudas nativas da Mata Atlântica. No total, foram doadas 85 mudas, como Ipê Amarelo (Tabebuia serratifolia), Pau Ferro (Caesalpinia férrea) e Jacarandá (Jacaranda mimosaefoli).
"Os munícipes costumam me abordar nas ruas perguntando qual será o próximo bairro que a secretaria irá visitar. O programa está sendo um sucesso. Estamos despertando um sentimento de zelo pelas áreas verdes em nosso município", avalia a coordenadora do programa, Ana Paula Tinoco, citando, ainda, mais um efeito benéfico da iniciativa. "Com a adoção das mudas, as pessoas estão mais preocupadas em preservá-las”, acrescentou. A próxima ação do programa será no bairro de Cordeirinho, na quinta feira (17/08). A distribuição vai começar às 9h30 e se estenderá até 12h. Até o momento, já foram distribuídas e/ou plantadas no município pelo "Maricá + Verde" mais de 7.600 mudas de espécies da região. 

Fonte: Prefeitura de Maricá - 
Texto: Tiago Campello | Fotos: Tiago Campello

Enquanto brasileiros pagam as contas e se individam o TJ-RIo cria auxílio-educação para filhos de funcionários


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou, na terça-feira (8/9), o pagamento de um auxílio-educação a funcionários que tenham filhos entre 8 e 24 anos. Com a medida, passam a ser sete os benefícios concedidos a juízes e desembargadores lotados no TJ-RJ. O impacto do novo benefício no orçamento do tribunal será de R$ 130 milhões em 2016, segundo o próprio TJ. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Que infelicidade, esse país não é decente. A corrupção é legalizada por meio de normas.
Isso só vai acabar quando a Constituição Federal for alterada e acabar com as regalias e estabilidades dos funcionários públicos. Utilizar verba do povo para fins pessoais é crime.
Sergio Couto Junior

Saúde abre segunda etapa de vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde iniciou a segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). A segunda dose é a continuidade da vacina, composta por três doses e que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. O público alvo são as meninas com idade de 9 a 13 anos, que tomaram a primeira dose há seis meses. Quem ainda não foi vacinada com a primeira dose também deve participar e iniciar assim, o esquema vacinal. As meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos de idade e que já completaram 14 também precisam ser imunizadas. Claudia Souza, subsecretária de Atenção Básica, destaca que para a ótima resposta contra o HPV, ou seja, cerca de 98 % de proteção contra o câncer de colo de útero (tipos virais 16 e 18) e verrugas genitais (tipos virais 6 e 11) são necessárias as 3 doses. A primeira, a segunda após seis meses e a última depois de 60 meses (cinco anos) contados da primeira dose. “O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente e aproximadamente 70% dos casos são causados pelo HPV. Por isso, vale muito a pena conscientizar pais e responsáveis para a importância da vacinação”, afirma. Claudia chama a atenção, ainda,  para o fato de que a vacina é produzida com o vírus inativo (sem o DNA viral). “A vacina não produz a doença. É como plantar um mamão sem as sementes. A árvore não vai crescer”, explicou.
O Ministério da Saúde também imunizará as meninas e mulheres de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV, por serem mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV. O esquema vacinal é diferente neste caso. A primeira dose, após dois meses a segunda e a última dose após seis meses da aplicação da primeira.
O objetivo é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo de útero, explica Núbia Brum, Coordenadora do Programa de Imunização de Maricá. Segundo ela, esta doença representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. “Em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação, daremos continuidade com a vacinação nas escolas. Para que as meninas participem será necessário apresentar autorização dos pais, a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.” A vacinação acontecerá também em todas as Unidades de Saúde do município, com exceção de Santa Paula, que neste primeiro momento fará a vacinação somente nas escolas. O horário de atendimento nas Unidades de Saúde será das 8h às 16h30. Neste caso é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. “Quem não tiver o cartão do SUS será vacinada, mas precisará apresentá-lo na próxima vacina”, afirmou a Coordenadora.
A vacinação nas escolas começará no dia 14 de setembro. O Programa Municipal de Imunização entrará em contato com as escolas para realizar o agendamento, a fim de vacinar as alunas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Maricá.

Fonte: Prefeitura de MAricá - 

Texto: Amanda Neto