Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Blog de Notícias tem aumento de 21% de visitas em menos de 45 dias


O Buscar Brasil, empresa conhecida como de criação de sistemas de Buscas para municípios, bairros e empresas em  fevereiro de 2015 iniciou seu programa de inserção de Blogs de Seleção de  Notícias, desenvolvendo-se pelo território nacional.
Nos últimos 45 dias a empresa teve um crescimento de  21% sobre o número de visitas no sistema de seleção de Notícias Notícias.



Conheça Buscar Brasil



                                                         
   





quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Veja tudo sobre o Campeonato Brasileiro, Gols, Seleção de Notícias, Classificação e Opinião


Organizadores acertam últimos detalhes da Marcha para Jesus



Aconteceu nesta terça-feira (08/09), na Igreja Evangélica Vida Nova de Maricá, a segunda reunião da comissão organizadora da Marcha para Jesus, marcada para o próximo dia 19/09, às 15h, com concentração em frente ao DPO no Centro. O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Assuntos Religiosos e deve reunir milhares de fiéis de diversas denominações. "Vamos fazer nesta marcha muito barulho, mas barulho santo. Vamos louvar, dançar, pular...Queremos proclamar a paz, vamos dizer que nós amamos o pecador, só não amamos o pecado, vamos transformar a cidade”, afirma o pastor Edivaldo Baldow, da Igreja Missão Vida. Está prevista a participação de um trio elétrico e um DJ.
Durante o encontro foram discutidas questões de logística da marcha, que vão da distribuição de água aos ônibus que serão utilizados para levar os fiéis ao encontro, e distribuído material de divulgação.
Integrante da comissão, o líder da Igreja Nova Vida de Maricá, pastor André Henrique, destacou a importância da marcha para as famílias maricaenses. “Vamos falar sobre o projeto da família que é projeto de Deus. Queremos abençoar as famílias, vamos ter uma tarde gostosa", afirmou.
A organização vai disponibilizar, na praça Orlando de Barros Pimentel, espaço para colocação de 15 barracas que serão utilizadas pelas igrejas para venda de produtos como doces, salgados e refrigerantes. A expectativa é de um público de 5 mil pessoas que durante a noite, a partir das 17h, assistirão às apresentações de grupos e cantores evangélicos locais além de Willian Nascimento e Ariely Bonatti.
 O último evento desse tipo aconteceu em 2012. Os evangélicos caminharam cerca de quatro quilômetros durante a Marcha, que saiu por volta das 15h da Praça dos Esportes, em Itapeba, local da concentração, percorrendo a Estrada Real de Maricá (estrada antiga) até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. A Marcha é realizada em mais de 170 países e reúne mais de 20 milhões de cristãos em todo o mundo.

Fonte: Prefeitura de Maricá - 
Texto: Jorge André | Fotos: Clarildo Menezes

Coordenação garante oferta de vagas para o Pronatec




A Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Maricá realizou nesta quarta-feira (09/09) um fórum para tratar de questões relativas à execução na cidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Entre os assuntos abordados no encontro, que ocorreu na Casa Digital, no Centro, estava a pactuação e o mapeamento do município no programa e a oferta de vagas em dois novos cursos, além da implantação da Bolsa Formação para os alunos.
Durante o evento, membros de outras áreas do governo municipal aproveitaram para tirar dúvidas sobre o funcionamento do Pronatec, com os esclarecimentos dados por dois técnicos do sistema Sesi/Senai. A principal era com relação à redução de vagas que deve ocorrer em 2016, mas a coordenadora do programa em Maricá garantiu que isso não será um problema na cidade. “Quando recebermos o Pronatec a pleno vapor no ano que vem, ele já irá funcionar dentro da adequação que será feita. Portanto, não vamos sentir nenhum efeito que nos seja prejudicial”, afirmou Aline Marques, da Secretaria Municipal de Trabalho. Para o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, é importante a implantação de um fórum permanente de gestores do Pronatec em Maricá, com reuniões periódicas para debater seu andamento.
Para os últimos meses deste ano, estão abertas inscrições para os cursos de Operador e Montador/Reparador de computadores, cada um com 20 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas no pólo do Senai em Itaipuaçu e terão carga horária de 160 horas, com início previsto para o dia 19 de outubro. O curso de Operador ocorrerá na parte da manhã, das 8h às 12h, enquanto o de Montador/Reparador será no período da tarde, entre 13h e 17h. 
Os interessados a partir de 16 anos devem comparecer ao pólo de Itaipuaçu (na Rua Carlos Marighella, entre o Recanto e o Barroco), munidos de RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Os menores de idade deverão levar um documento dos pais ou responsável legal. Mais informações pelo telefone 3732-5023.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Sérgio Renato | Fotos: Clarildo Menezes

Assuntos Estratégicos apresenta projeto arquitetônico dos CCCPs


A Secretaria Municipal Adjunta de Assuntos Estratégicos apresentou nesta quinta-feira (03/09), na Casa Digital, o projeto arquitetônico dos Centros de Cidadania e Cultura Popular (CCCP). A apresentação foi feita pelo secretário da pasta, Beto Bastos, ao secretário executivo da Chefia de Gabinete, Carlos Manoel Costa Lima e o restante do secretariado municipal, de representantes da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e de outros órgãos municipais. Os CCCPs serão núcleos de desenvolvimento de políticas públicas e atividades comunitárias, com propostas de capacitação e geração de renda. Têm como objetivo o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, o fortalecimento de vínculos, e a formação da consciência cidadã, com direitos e deveres; a mobilização e auto-organização da comunidade em relação ao poder público; políticas públicas e intersetoriais; criação de oportunidades de emprego e atividades e a formação e capacitação de jovens. O projeto aguarda recursos federais e municipais para sua implantação.
Os dois primeiros núcleos serão instalados nos dois condomínios erguidos pela Prefeitura dentro do programa Minha Casa, Minha Vida em Itaipuaçu e Inoã. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Obras, divide-se em três partes, que serão instaladas no chamado “território de cidadania”, definido no formato das letras principais do núcleo (C e P): Área de lazer (anfiteatro a céu aberto, pista de skate, pista de corrida, quadra poliesportiva), Espaço da Cidadania (em forma de C)
Também ficarão no pavilhão em forma de C, a Administração do condomínio, a Comissão de Defesa do Bairro (CDB), e o Posto da Guarda Municipal Cidadã (não armada, integrada à comunidade e capacitada para solução de conflitos); a Sala da Cultura; um salão de festas e oficinas  e um espaço para a Economia Solidária, com divisões para as atividades: Centro Público de Economia Solidária, Centro de Formação Social e Comunitária, e Incubadora de Negócios. A área em forma de P, inclui o Posto de Saúde da Família (PSF) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Em termos tecnológicos, o complexo será equipado com o que há de mais moderno. “Os CCCPs terão internet a cabo nos pavilhões. Fechamos contrato com a Telebras, que está cabeando a cidade de Niterói, e será também nosso provedor. Serão 200 km de rede em Maricá, atendendo à cidade e à maioria dos bairros, com transmissão via satélite diretamente da Europa. Um salto de qualidade”, afirmou Beto Bastos, que recebeu sugestões de outros secretários para o aperfeiçoamento da iniciativa. Entre elas, a oferta de atividades para idosos, o controle da frequência escolas de alunos usuários dos espaços públicos e a instalação de um restaurante popular. “Em relação ao restaurante, o projeto não contempla o item gastronomia, já que haverá capacitação para profissões e geração de renda, com diversas atividades econômicas como lanchonetes, carrocinhas de cachorro-quente e outras; no tocante aos outros itens, sugiro que procurem os arquitetos e estudaremos soluções”, completou Beto Bastos.

Fonte: Prefeitura de Maricá - 

Texto: Fernando Uchôa (edição de Marcelo Ambrosio) | Fotos: Clarildo Menezes

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Notícias de Maricá: Busca Maricá, 09/09/2015


Notebook Evolute - R$890.00

Empresas investirão 140 bilhões para combater o aquecimento global


FUNIBER-polucion















Google, Microsoft, Bank of America Corp, Coca-Cola, General Motores, Cargill, Wal-Mart Stores e quase uma dúzia de empresas reuniram-se hoje na Casa Branca para assinar um acordo através do qual se comprometem a investir 140 bilhões de dólares para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e apoiar o desenvolvimento de empresas que geremenergia limpa. Estima-se que o investimento anunciado permitirá reduzir o consumo de água eproduzir 1.600 megawatts de energia renovável, permitindo abastecer de energia cerca de 1,3 milhões de lares.
acordo foi promovido pela Casa Branca e espera-se obter uma segunda rodada de negociações em alguns meses, incorporando novas empresas, antes da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas em Paris, em dezembro deste ano. Graças a este acordo, os Estados Unidos poderão mostrar a outros países que é possível realizar ações concretas, em coordenação com as empresas privadas, para conseguir combater o aquecimento global e a mudança climática.
Os meios de comunicação também têm indicado que, no final desta semana, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos emitirá as normas que regularão as emissões de agentes poluentes das usinas de energia dos Estados Unidos, buscando um corte de 30% sobre os níveis de 2005, com o objetivo de obter reduções significativas até 2030. Calcula-se que as usinas de energia gerem 30% da poluição por carvão nos Estados Unidos.
Empresas como o Goldman Sachs e o Bank of America Corp. indicaram que bilhões de dólares serão financiados para o desenvolvimento de novas usinas de energia renovável, enquanto empresas de tecnologia como a Google e a Microsoft manifestaram que comprarão 100% da energia produzida por empresas de energia renovável para seus centros de dados (data centers, em inglês), que necessitam de enormes quantidades de energia.
O presidente Obama reconheceu que a mudança climática é uma das maiores ameaças que enfrentaremos nos próximos anos.

Milionários na defesa do ambiente


Funiber Johan Eliasch















Quase uma década se passou desde que Johan Eliasch, proprietário da empresa esportiva Head, comprou 160 mil hectares da floresta amazônica, no Brasil. Sua iniciativa inspirou alguns milionários, mas, ao mesmo tempo, despertou suspeitas entre as autoridades de alguns países.
Eliasch comprou parte da floresta brasileira, e suas declarações após a compra incomodaram as autoridades brasileiras. O milionário indicou que seriam necessários “apenas” 50 bilhões de dólares para comprar toda a floresta. Diante destas declarações, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva, replicou que a “floresta amazônica pertence ao povo brasileiro”.
O milionário disse que fez a compra com a intenção de proteger a floresta do desmatamento e, com esta ação, incentiva outros a comprarem terras para protegê-las também. Eliasch assegurou que, em suas terras no Brasil, é proibido o corte de árvores e permite aos habitantes da região a extração de frutos. Estas mudanças não foram do agrado de algumas pessoas habituadas a lucrar com a extração da madeira.
Entretanto, ne,sempre as intenções das empresas são claras. Em 2008, uma empresa de propriedade de Eliasch foi multada em R$ 450 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por comércio e transporte de madeira nobre -699.809 m3 ou 230 mil árvores– sem seguir a legislação ambiental brasileira. A madeireira de Eliasch também não teria cumprido acordo firmado com o Ibama, segundo investigações.
Iniciativas similares
Outros milionários e organizações de defesa ambiental compraram grandes extensões de terra para protegê-las, mas, no processo, são questionados por pessoas e empresas que não veem com bons olhos este tipo de iniciativa. Para muitos, é o governo que deveria se encarregar da proteção ambiental. Mas ele é realmente eficaz nesta tarefa?
No Chile, o casal de empresários Douglas Tompkins e Kristine McDivitt comprou milhares de quilômetros da Patagônia, investindo quase 150 milhões de euros para transformar sua propriedade em um parque natural. Algumas pessoas protestaram contra a compra das terras, porque as propriedades do casal praticamente cortam o país em dois.
Iniciativas como a de Eliasch representam caminhos diferentes, com a intervenção do setor privado, em uma década em que o desmatamento está avançando em diversas regiões do planeta.

Estratégia radical para evitar que sujem a cidade


funiber-porcalhão
















Gerenciar o lixo nas cidades é um grande problema. Milhares de toneladas de lixo são despejadas nas cidades e alguns destes resíduos são filtrados até ao mar, criando umcontinente de lixo que flutua no oceano.
Para evitar que as pessoas joguem lixo na cidade, a prefeitura do município mexicano de San Nicolás de los Garza, em Nuevo León, optou por uma estratégia radical: publicar em cartazes gigantes a foto de pessoas que sejam detidas três vezes por jogar lixo na cidade.
Num comunicado oficial, o município informa que tem “o melhor sistema de coleta de lixo doméstico do país, mas ainda assim recolhemos 25 toneladas diárias de lixo nas ruas e parques”. Recentemente, a prefeitura optou por penas mais rígidas para os infratores das leis municipais e decidiram que a maior pena para pessoas que sejam detidas em três oportunidades por jogar lixo em ambiente público, incluiria a publicação da foto desta pessoa em um cartaz gigante, com um aviso que diz: “porcalhão detido”.
O prefeito Pedro Salgado Almaguer explicou que se uma pessoa é surpreendida sujando a cidade, recebe uma advertência, se reincide, recebe uma multa que pode chegar até 100 prestações pecuniárias e se reincide pela terceira vez é aplicada uma multa de até 200 prestações pecuniárias, além de detenção administrativa, e sua foto é colocada em um anúncio panorâmico. Com esta estratégia, os funcionários da prefeitura pretendem ter uma cidade mais limpa.
A foto do primeiro infrator que acumulou três advertências já está sendo exibida na cidade. Sua foto, nome e um cartaz que diz “porcalhão detido” pode ser vista em um enorme outdoor ao lado da estrada. Mas nem todos estão de acordo com a medida.
Opinião contrária
A Comissão Estatal de Direito Humanos (CEDH) considera que a medida é um castigo excessivo para a pessoa. Minerva Martínez, presidente do órgão, declarou à BBC que a estratégia aplicada pelo município é um ato que “viola e degrada a integridade da pessoa e sua família”.
Martínez considera que a punição aplicada pelo município põe em risco a integridade e segurança pessoal do infrator. Além disso, a medida aplicada pelo município poderia fomentar a discriminação e afetar a dignidade das pessoas.
O problema é complexo. Trata-se de buscar as melhores estratégias para cuidar da limpeza da cidade e aplicar sanções que sejam realmente efetivas e inibam o péssimo hábito que algumas pessoas têm de jogar lixo em qualquer lugar.

Criação de veículo elétrico solar com autonomia de mil quilômetros


funiber-stellar

  • té agora, os veículos elétricos eram fabricados com capacidade para transportar apenas um passageiro, ou talvez dois, mas isso está prestes a mudar com o protótipo Stella Lux, um automóvel familiar com capacidade para quatro pessoas. O novo veículo elétrico pode percorrer até 1.100 quilômetros em um dia ensolarado com uma única carga. O formato do automóvel não é convencional, pois o protótipo é dividido por um túnel, mas seu desenho aerodinâmico particular consegue otimizar seu desempenho.
















O Stella Lux foi projetado por uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. O protótipo foi fabricando com fibras de carbono e alumínio e chega a pesar 375 quilos. O Stella Lux é considerado um dos veículos elétricos mais eficientes e leves disponíveis até o momento.
A primeira versão deste protótipo, fabricada em 2013, ganhou o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de automóveis solares realizada na Austrália. Aparentemente, a equipe de estudantes participará da corrida deste ano, que iniciará em 18 de outubro, mas ainda falta muito trabalho para alcançar esta meta, porque, este ano, estabeleceu-se como condição que os automóveis elétricos que participarem da competição devem manter uma autonomia de 3.000 quilômetros.
Automóvel inteligente 

Stella Lux possui um sistema inteligente de navegação e de gestão de energia. O sistema Solar Navigator coleta informação sobre o clima e dá sugestões sobre a melhor rota. O automóvel tem um sistema que pode ser sincronizado aos smartphones e um sistema de gestão de aplicativos que pode ser operado de modo muito simples, aumentando a segurança ao dirigir o veículo.
O projeto
O Solar Team Eindhoven é uma equipe formada por 21 estudantes destacados de diversas faculdades da Universidade Técnica de Eindhoven. Para participar do projeto, os estudantesfazem uma pausa em seus estudos por um ano e meio para participar da construção do automóvel solar.