Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Notícias de 15/08/2015 - Busca Maricá


No TSE, dois ministros votam pela abertura de ação contra eleição de Dilma

JULGAMENTO SUSPENSO


Coligação de Dilma Rousseff é acusada de abuso de poder econômico e fraude.
Começou a ser julgada nessa quinta-feira (13/8) a ação em que o PSDB pede a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Por enquanto foram proferidos três votos, sendo dois favoráveis pela abertura da ação. Um pedido de vista do ministro Luiz Fux suspendeu a análise.
A coligação do PSDB acusa a coligação da presidente de abuso de poder econômico e fraude. O caso foi levado ao plenário após o PSDB recorrer da decisão da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que negou seguimento à ação alegando fragilidade do conjunto de provas.
A ministra manteve seu entendimento ao levar o caso para análise do plenário. No entanto, o ministro Gilmar Mendes abriu divergência dando provimento ao recurso. O ministro, que havia pedido vista do processo em março, apresentou seu voto nesta terça-feira e foi seguido pelo ministro João Otávio de Noronha.
Gilmar Mendes afirmou que existe, no caso, “suporte de provas que justifica a instrução processual da ação de impugnação de mandato eletivo quanto ao suposto abuso do poder econômico decorrente do financiamento de campanha com dinheiro oriundo de corrupção/propina”.
Esquema
O ministro destacou ainda que os delatores no processo da "lava jato" têm confirmado o depoimento de Paulo Roberto da Costa de que parte do dinheiro ou era utilizada em campanha eleitoral ou para pagamento de propina.
Lembrou ainda que o delator Pedro Barusco teria dito que o Partido dos Trabalhadores recebeu entre US$150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013 — dinheiro oriundo de propina, e que, possivelmente, foi utilizado, pelo menos em parte, na campanha presidencial de 2014, segundo Mendes.
O ministro afirmou que o objetivo é verificar se, de fato, recursos provenientes de corrupção na Petrobras foram ou não repassados para a campanha presidencial, considerando o depoimento do diretor da companhia, Paulo Roberto da Costa. 
Para ele, pelo menos em uma primeira análise, há um viés eleitoral no esquema. "Desnecessário qualquer esforço jurídico-hermenêutico para concluir que recursos doados a partido, provenientes, contudo, de corrupção, são derramados nas disputadas eleitorais, mormente naquela que exige maior aporte financeiro, como a disputa presidencial”.
Em seu voto, Gilmar Mendes também citou ter ouvido uma vez que "ladrões de sindicato transformaram o país em um sindicato de ladrões” e concluiu: “Não podemos permitir que um país se transforme em um sindicato de ladrões”.
Ações paralelas
Ao pedir vista, o ministro Fux apontou que há quatro ações do PSDB contra Dilma no TSE, citando fatos semelhantes e com relatores diferentes. Para o ministro, seria necessário, antes de julgar o recurso, analisar se as ações devem ser analisadas em conjunto. O ministro Henrique Neves concordou com Fux.
Ao defender a continuidade do julgamento, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a questão da semelhança entre as ações não estaria em discussão. Em sua opinião, os fatos são graves e "fingir que eles não existem é um desrespeito para com a comunidade". Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.
AIME 761

O Jogo da Política: Notícias sobre Política, Direito e Economia - 15/08/2015


  Notícias :Política, Direito e Economia

Notícias de Direitos Humanos 15/08/2015

Clique na imagem para ter acesso as notícias de Direitos Humanos. Ações da ONU, do Greenpeace, Unicef, Cruz Vermelha e muitas outras Instituições que buscam

Assistência Social realizou conferência municipal com palestra da ex-ministra Márcia Lopes


A Secretaria Adjunta de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta quinta-feira (13/08), na sede do Rotary Club, a X Conferência de Assistência Social de Maricá com a participação dos representantes de entidades sociais, dos usuários e trabalhadores da política desta área. Foram eleitos quatro delegados suplentes que irão representar Maricá na Conferência Estadual, além dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social para a gestão 2015-2017.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ex-secretária Nacional de Assistência Social, Márcia Lopes palestrou sobre o pacto federativo e a consolidação do SUAS; o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática; e o enfrentamento das situações de desproteção social e cobertura de serviços (programas, projetos, benefícios e transferência de renda). “O SUAS veio exatamente para unificar e integrar todas as iniciativas. Nenhum programa é só da instância federal”, destacou. “O Bolsa Família, por exemplo, é um programa nacional e pertence à todos, e é melhor ainda quando o município se empenha, adere e desenvolve outras iniciativas de acordo com suas necessidades”, acrescentou Márcia Lopes. A ex-ministra aproveitou para destacar o trabalho de assistência social do município. “Maricá está em um nível superior de muitos municípios e, até estados, com relação à proporção da população e número de CRAS. Fiquei admirada em ver o comprometimento da equipe em desenvolver políticas públicas do SUAS que garantem aos moradores dignidade e qualidade de vida”, completou.
De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, a ideia é transformar cada equipamento da pasta na própria casa do usuário, desde a estrutura física dos locais de atendimento até a atualização da capacitação dos profissionais. “Meu objetivo é humanizar a secretaria, capacitando os técnicos de uma forma mais ética, responsável e competente. Temos que ter consciência de que a assistência social é hoje uma política pública, que tem que ser participativa e levada a sério, e pensar naquilo que realmente queremos para o nosso município, afirmou Castor.
Para a subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, a conferência é um momento importante de reflexão e de traçar as novas diretrizes para identificar o que considera fundamental para os serviços sociais populacionais. “Aqueles que trabalham com o SUAS no dia-a-dia contribuem com uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou Nelma.
Também participaram da conferência a presidente do CMAS de Maricá, Dayse Borborema; o secretário executivo de Políticas Sociais e representando o prefeito Washington Quáquá, Alexandre Rodrigues; presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro (CEAS), Patrick Ataliba; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Tanguá, Dolores Otero, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Kelly Rodrigues | Fotos: Clarildo Menezes

Prefeitura abre inscrições para Conferência Municipal de Política para Mulheres

Cadastro acontece a partir desta segunda-feira (17/08) até o dia 15 de setembro
A Prefeitura de Maricá abre nesta segunda-feira (17/08) às inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontece em setembro. Com tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento, organizado pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tem como objetivo o fortalecimento da política nacional.
As delegadas (120 no total) e convidados (30) poderão se cadastrar a partir desta segunda-feira e até o dia 15 de setembro, das 9h às 17h, em dois postos: Coordenação de Políticas para as Mulheres (Rua Alcebíades Alves de Matos, 229, Centro - próximo ao Posto de Saúde Central) e Central de Atendimento do município, no terminal rodoviário de Itaipuaçu (Professor Cardoso de Menezes, s/nº - antiga Rua 1). As inscrições online pelo site da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br) estarão disponíveis, possivelmente, a partir do dia 24 de agosto. As delegadas, devidamente cadastradas, terão direito a voz e voto, já os convidadores poderão propor ações no evento.
A conferência municipal acontece no dia 19 de setembro, das 9h às 16h, no CEIM Professora Ondina de Oliveira Carvalho (Avenida Roberto Silveira, s/nº, Centro – em frente à rodoviária).

Fonte: Prefeitura de Maricá

Promoção: Magazine Luiza/Buscar Brasil


CMDCA divulga lista dos candidatos para processo seletivo do Conselho Tutelar



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maricá divulgou, nesta sexta-feira (14/08), a lista oficial dos candidatos para o processo seletivo do Conselho Tutelar. A próxima etapa será a prova objetiva com 20 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com suas alterações pela lei 12.696/2012 e a Lei Orgânica da Assistência Social, conforme a lei 12.435/11, além de redação. As provas acontecerão no dia 23 de agosto, às 13h, no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel.
Os candidatos aptos deverão comparecer ao local da prova com antecedência de trinta minutos do horário, portando o comprovante de inscrição, identidade (original) e caneta esferográfica transparente de tinta azul. O conteúdo programático poderá ser localizado no site www.planalto.gov.br/legislação.
Os indicados desta etapa sem o comprovante de inscrição deverão solicitar a segunda via no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre os dias 17 e 22 de agosto, das 8h às 16h30. O conselho fica na sede da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Rua Domício da Gama, 386 e 398 – Centro). As provas e o curso de capacitação serão realizados pela Organização de Direitos Humanos Projeto Legal.
Confira a lista oficial dos candidatos para o processo seletivo:
1. Adriana Daltóe Castro
2. Adriana Sales
3. Alexandre Farias De Souza
4. Allan Fidelis Maia do Nascimento
5. Ana Gabriela Ribeiro Pereira
6. Andressa Fonseca dos Santos
7. Berenice Sampaio Poubel
8. Carlos Alberto Ferreira Guimarães
9. Darci Eliseu de Souza
10. Eleonora Mello Dantas
11. Gabriela Xavier Parada Figueiredo
12. Gil Almeida Ferreira Junior
13. Glória Maria Levy Cardoso
14. Helia Auxiliadora de Medeiros Chaves
15. Hercules Deibe Macedo Amaral de Oliveira
16. Idalina Maria Da Costa Silva
17. Janice Franco Póvoa
18. Jéssica da Silva Carvalho
19. Jorge Leonardo de Santanna Gomes
20. Jorge Marcio Freitas Lobo
21. Jorgina Lisboa Coutinho Bernardo
22. Katia Aparecida Justino Correiro Grmuski
23. Lucidalva Cassimira de Paula Silva
24. Ludimila Fontoura Araujo
25. Maria do Amparo Marins
26. Mariana de Souza Santos
27. Martina Margarida Soares Barros
28. Miriam Cardoso Duarte
29. Monalisa da Costa
30. Munique Pereira Machado Nascimento
31. Poliana Sliachticas Esteves
32. Renata Couto De Matos Moura Marques
33. Rita Camila Pivato Martins
34. Rosângela Alves Nogueira
35. Sandra Regina Ferreira Moura Benitez
36. Sandra Suely Rafael
37. Silvonei Galeazzi Dellani
38. Valéria Barreto Pinto
39. Wagner Bezerra do Nascimento
40. Zilmaura Santos Daltro

Fonte: Prefeitura de Maricá Texto: Kelly Rodrigues

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Notícias de hoje 14/08/2015 - Busca Maricá


Circuito Ecológico: Ponta do Fundão é a trilha de sábado


Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes
Participantes farão uma caminhada leve, com uma hora e trinta minutos de duração, na restinga da cidade
A Ponta do Fundão, na restinga de Maricá, é a trilha deste sábado (15/08) do Circuito Ecológico, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. A caminhada é leve, com uma hora e trinta minutos de duração, e ideal para crianças ou iniciantes de Hiking (circuito de curta duração praticado em ambientes naturais e trilhas guiadas). As inscrições são gratuitas e acontecem até sexta-feira (14), das 8h às 17h, na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro).
Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. O ponto de encontro será na Praça da Divinéia, em Barra de Maricá, às 9h. A orientação da guia turística e coordenadora do projeto, Márcia Freitas, é que os participantes usem roupas leves, calçado apropriado e chapéu, além de levar água, lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.
O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).

Tatuagem de henna e artes sacras no Mercado das Artes

Felipe Benicá faz desenhos em henna no Mercado das Artes, de quinta-feira a domingo, das 17h às 22h
Artes, artesanato, bijuterias e gastronomia, tudo em um mesmo lugar. É assim o Mercado das Artes, próximo à Casa de Cultura, no Centro. A partir desta quinta-feira (13/08) até domingo (16), das 17h às 22h, um dos espaços mais democráticos da cidade estará de portas abertas, com seus 24 boxes oferecendo uma gama de atrações variadas, entre elas os de Zenadia Machado, com sua arte sacra, e o atelier do tatuador Felipe Benicá. 
Há oito anos trabalhando com henna, o artista é procurado por aqueles que querem fazer uma tatuagem, mas com prazo de validade. Segundo ele, as feitas em henna, com origem nos povos árabes, demoram em média uma ou duas semanas para desaparecerem do corpo. “Geralmente as pessoas fazem a tatuagem desse tipo para uma festa, para se acostumar com o desenho ou mesmo gostam dessa arte, mas não de um desenho definitivo”, avalia. 
Este é o caso de Priscila Zito, 27 anos. Morando há seis meses em São Gonçalo, não deixa de fazer as tatuagens de henna em Maricá. “Quando morava aqui fazia sempre tatuagens com o Felipe, e vou continuar fazendo. Ele é o melhor”, afirmou. Priscila não tem nenhuma tatuagem permanente e recorre a Henna quando quer um desenho no corpo. O Mercado das Artes é de responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Divulgada alterações no trânsito para festa da padroeira

A Prefeitura de Maricá divulgou o esquema de trânsito para a tradicional festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade, que começará nessa sexta-feira (14/08) e vai até domingo (16/8). Os shows acontecerão num palco montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Ao todo, serão 90 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Adjunta de Segurança que atuarão em conjunto com a Polícia Militar. Também serão utilizados dois reboques da secretaria para coibir o estacionamento irregular durante a festividade. “É uma festa religiosa tradicional  em nosso município. A secretaria estará atuando em todos os dias do evento, cuidando da segurança e bem-estar da população. Fecharemos as vias pertinentes em prol de um evento tranquilo e sem confusão", declarou o secretário da pasta, Fabrício Bittencourt.
Confira a relação do fechamento das ruas na cidade das 18h às 2h
Avenida Nossa Senhora do Amparo (via da Câmara dos Vereadores) 
Rua Álvares de Castro (Prefeitura de Maricá)
Rua Ataíde Parreiras (Delegacia - 82² DP)
Rua Senador Macedo Soares (Rua da Ampla)
Rua Alferes Gomes (via do antigo Detran)

Fonte: Prefeitura de Maricá

Legalização da Prostituição: Anistia Internacional vai recomendar que Estados legalizem a prostituição

A Anistia Internacional aprovou nesta terça-feira (11/8) uma resolução para recomendar aos países que descriminalizem a prostituição. O grupo explicou que, depois de dois anos de pesquisa, a conclusão é que legalizar o comércio de sexo consensual é a melhor forma de combater a exploração sexual.

Os detalhes da recomendação devem ainda ser discutidos pela Anistia, mas a ideia é que todas as atividades ligadas à prostituição sejam legalizadas. Assim, prostitutas teriam os mesmos direitos que qualquer trabalhador.
A posição é polêmica. Na Europa, por exemplo, a tendência nos países mais desenvolvidos é justamente criminalizar a prostituição para acabar com o tráfico de pessoas para fins sexuais. Na Islândia, Noruega e Suécia, é crime pagar por sexo. Prostitutas podem continuar se oferecendo em troca de dinheiro, mas quem aceita pode ser preso. O Reino Unido vem flertando com o modelo já há algum tempo, mas ainda não há nada concreto para criminalizar a prostituição.

Notícias de Direitos Humanos 13/08/2015

Clique na imagem para ter acesso as notícias de Direitos Humanos. Ações da ONU, do Greenpeace, Unicef, Cruz Vermelha e muitas outras Instituições que buscam

O Jogo da Política: Notícias sobre Política, Direito e Economia - 14/08/2015


  Notícias :Política, Direito e Economia

Promoção - Magazine Luiza


Revelação, Blitz e Bom Gosto na Festa da Padroeira de Maricá


Blitz apresentará seu show irreverente no domingo (16/08), a partir das 21h, fechando a festa da padroeira
Shows gratuitos da Prefeitura acontecem dias 14, 15 (dia de Nossa Senhora do Amparo) e 16 de agosto na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro
A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo divulgou nesta quinta-feira (06/08) a programação oficial da festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá. Os grupos de samba Bom Gosto e Revelação e a Blitz, banda de rock nacional, se apresentam nos dias 14, 15 (dia da padroeira) e 16 de agosto em shows gratuitos na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A programação religiosa (veja aqui), com missas, novena e procissão, iniciou no dia 02 de agosto e encerra no dia 16.
Os shows iniciam na sexta-feira (14), às 21h, com o cantor Bruno Berner e banda, integrante do projeto municipal “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com canções do sertanejo universitário e pop nacional. Em seguida, às 23h, o grupo Bom Gosto apresentará aos fãs de Maricá o álbum “Subúrbio Bom”, gravado pela Som Livre. Formado por Fábio Beça (pandeiro e voz), Mug (cavaquinho e voz), Fernando Macaé (tantan), André Neguinho (percussão) e Flávio Regis (surdo e cuíca), o Bom Gosto incluirá as novas músicas de trabalho tocadas em rádios de todo Brasil, com destaques para “Mô Love”, “Te Dar Amor”, “Parakundê”, “Esfrie a Cuca”, “Pra minha mina”, “Coração Vagabundo” e “É bom à beça”. Mas o público pode ficar tranquilo porque, garante o grupo, os sucessos – “Curtindo a Vida”, “Patricinha de Olho Azul”, “A Casa Caiu”, “Pronto pra Rodopiar”, “Contando Formiga”, “Brigar não tá com nada” e “Camará” – estão incluídos no repertório.
No sábado (15), Dia de Nossa Senhora do Amparo, a partir 23h, a atração será o grupo Revelação. A festa será encerrada no domingo (16), a partir das 21h, com um show irreverente da Blitz, uma das grandes bandas do “Rock Brasil” criada em 1980. Antenados com a modernidade, o grupo, liderado por Evandro Mesquita, continua fervendo com o rock, pop, samba, reggae e blues em letras que retratam com humor situações do cotidiano. Estão no repertório sucessos como “Weekend”, “Você Não Soube Me Amar”, “Beth Frígida”, “Geme Geme” e “Dois Passos do Paraíso”. Em 2012, a banda lançou, pela Universal, o DVD MultiShow Registro BLITZ 30 anos, comemoração ao tempo de estrada. Evandro Mesquita (vocais, guitarra e violão) é acompanhado por Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andrea Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

Fonte: Prefeitura Maricá

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O Jogo da Política: Notícias sobre Política, Direito e Economia - 13/08/2015


  Notícias :Política, Direito e Economia

Notícias de Direitos Humanos 13/08/2015


Clique na imagem para ter acesso as notícias de Direitos Humanos. Ações da ONU, do Greenpeace, Unicef, Cruz Vermelha e muitas outras Instituições que buscam

Começa neste sábado a Super Copa Maricá FUT7



Começa neste sábado (15/08), na Arena ND7, no bairro de Ponta Grossa, a Super Copa Maricá FUT7. O campeonato recebe apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Adjunta de Esportes e vai reunir 18 equipes divididas em três grupos. As partidas serão realizadas aos sábados, a partir das 14h, e domingos, após as 11h. Serão aproximadamente três meses de muito futebol. Os jogos, que começam neste sábado vão até o dia 10 de outubro, quando acontece a final.
Diversos times da cidade irão defender seu bairro, entre eles o Talentosos de São José de Imbassaí, Flamenguinho do bairro Flamengo e o Espaço 17, de Inoã. O Gama, único time de fora do município, que representará a cidade de São Gonçalo, vai tentar levar para a cidade vizinha o título. Segundo Bernardo Gomes, que organiza a competição com Rodrigo Santos, apesar de ser uma modalidade nova, vem conquistando muitos adeptos. “Nosso objetivo é fomentar a prática esportiva em todas as modalidades e o futebol de sete é uma realidade nos dias de hoje”, afirma.
A Liga Fut 7 é um torneio homologado pela Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7) e figura entre as principais competições nacionais de futebol society. Foi criada em 2009 pela empresa Koch Tavares em parceria com a extinta Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), passando a ser organizada posteriormente pela empresa HMG Sports. Em 2012 passou a ser reconhecida pela CBF7 como uma das principais competições nacionais da modalidade.

Fonte: Pref. Maricá - Texto: Jorge André

Comunicado para beneficiados do “Minha Casa, Minha Vida”



Convocamos os beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida” abaixo relacionados para a assinatura do contrato. Para melhor atender a todos, a Caixa Econômica Federal colocou um funcionário à disposição para atender aos interessados na coordenadoria municipal do programa MCMV, localizado na Rua Homero de Queiroz da Silva, Lote 4, Quadra J, Casa 01, Parque Eldorado, até sexta-feira (14/08), das 10h às 15h.
O não comparecimento para a assinatura do contrato, no prazo estipulado, fará com que o contemplado perca o benefício da casa própria, a menos que compareça à Central de Atendimento do Programa no dia 17/08 e apresente um documento que justifique a não apresentação nas datas pré-determinadas. Quem estiver na listagem e porventura já tenha ido à coordenadoria, pode desconsiderar a mensagem.
Condomínio Carlos Marighella - Itaipuaçu
http://www.marica.rj.gov.br/pdfs/listagem_itaipuacu.pdf
Condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas - Inoã
http://www.marica.rj.gov.br/pdfs/listagem_inoa.pdf

Fonte: Pref. Maricá - Texto: Marcelo Ambrosio

Cineclube Henfil exibe "Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro"



Documentário será exibido nesta quarta-feira, às 19h, na Casa Digital, no Centro, com entrada gratuita
A programação de agosto do Cineclube Henfil apresenta uma série de filmes com o tema da visibilidade lésbica e LGBT. Nesta quarta-feira (12/08), será exibido o documentário “Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro”. A sessão começa às 19h na Casa Digital, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com entrada franca.
Com roteiro e direção de Wagner de Almeida, o filme conta a história de luta política de Janaína Dutra. Registrada na certidão de nascimento com o nome de Jaime César Dutra Sampaio. Nascido em 1961 em Canindé, Ceará, e formado em Direito, Jaime, se assumiu como travesti, passando a viver como Janaína. Foi a primeira e talvez a única vez em toda história do Brasil, que uma travesti conseguiu sua carteira e filiação junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em 1989, tornou-se militante dos direitos humanos dos homossexuais, ocupando a vice-presidência do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), de Fortaleza. Fundou a ATRAC (Associação de Travestis do Ceará), exerceu o cargo de Secretária de Direitos Humanos (suplente) da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis. Foi também presidente da ANTRA (Articulação Nacional de Transgêneros) e membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Jaime/Janaína faleceu em fevereiro de 2004, aos 43 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.

Fonte: Prefeitura de Maricá - 

Texto: Jorge André | Fotos: Divulgação

Prefeitura recolhe ossos e restos mortais de baleia em Itaipuaçu



Biólogos da Uerj coletaram amostras do material para análise
Hipótese é que animal tenha sido esquartejado de madrugada para aproveitamento dos ossos e tecidos
Os restos mortais da baleia que encalhou terça-feira (11/08) na praia do Recanto, em Itaipuaçu, foram recolhidos na manhã desta quarta-feira (12/08) por equipes da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá e biólogos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Uerj, que foram ao local coletar amostras para análise.
A ossada, já limpa, e uma das barbatanas estavam armazenadas sobre pedras, e parte da gordura do animal espalhada na areia. A principal hipótese levantada pelos biólogos da secretaria e da universidade é a de que o animal tenha sido esquartejado durante a madrugada para aproveitamento dos ossos e da barbatana, e o que restou da carcaça tenha sido empurrada para o mar. “Esperávamos encontrar a baleia inteira e, para a nossa surpresa, estava destrinchada. Pelo corte preciso que foi feito na barbatana e o estado limpo em que os ossos da costela foram encontrados, é bem provável que o animal tenha sido cortado por profissionais”, afirma Valdir Almana, biólogo da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente.
A definição da causa mortis deverá sair em dois meses, após estudo das amostras de gordura e tecidos coletas pela universidade. Segundo biólogos da Prefeitura, a baleia era da espécie Jubarte, tinha 11 metros de comprimento, peso estimado em torno de 10 toneladas e morreu provavelmente há cinco dias. Equipes da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente estão monitorando as praias próximas, já que há alerta de ressaca e o que restou a carcaça, que está no mar, deve retornar para a faixa de areia. Tão logo isso ocorra, a secretaria providenciará o enterro dos restos - o que deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (13/08).
O animal foi encontrado terça-feira (11/08) por moradores. A secretaria, assim que foi informada, acionou a Maqua, responsável pelo recolhimento de órgãos e ossadas para análise. Esse procedimento é padrão da secretaria e foi o mesmo realizado no dia 28 de julho, quando outra espécie Jubarte foi enterrada na praia de Guaratiba.


Laudo com causa mortis deverá sair em dois meses
Barbatana encontrada na Praia do Recanto de Itaipuaçu
Ossada e barbatana da baleia foram encontrados em cima de pedras por equipes da Prefeitura e da Uerj
Principal hipótese é que ossada tenha sido retirada para reaproveitamento

Fonte: Pref. de MAricá - Texto: Tiago Campello e Rafael Zarôr (edição: Marcelo Ambrosio) | Fotos: Fernando Silva

Amigos da Cultura se apresentam no Centro e em Ponta Negra



Músicos da Cultura apresentam sucessos de Roberto Carlos, sexta-feira (14/08), às 20h, em Ponta Negra
Quem passar pela Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, nesta quinta-feira (13/08) vai assistir mais uma apresentação do projeto “Viajando com a Música”, realizado pelo grupo musical “Amigos da Cultura”. O projeto, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, oferece aos usuários um repertório com clássicos da MPB e é um convite a um embarque na boa música. São cerca de 80 minutos de apresentações, passeando através de canções de compositores renomados como Cartola e Cazuza em um itinerário com várias paradas na Bossa Nova, no samba e na MPB. O “Viajando com a Música” foi desenvolvido para proporcionar aos usuários do terminal um período de descontração, esquecendo o estresse diário.
Sexta-feira com músicas do Rei
O bairro de Ponta Negra vai receber nesta sexta-feira (14/08), mais uma apresentação do Sala Cult. Desde o início do mês, o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, está homenageando Roberto Carlos. As apresentações realizadas pelo grupo “Amigos da Cultura” acontece às 20h, no Ponta Negra Futebol Clube, com entrada gratuita. Além da apresentação do grupo com Dalva Alves (voz), Ronaldo Valentim (voz e violão), Pedro Szygethy (violoncelo), Paulo Ernani (Cajon) e Sérgio Aranda (percussão), o espetáculo terá participação de artistas convidados. Em setembro, o homenageado será Cazuza, com um show pelos 25 anos da morte do autor de "O tempo não para" e outros sucessos. A apresentação ainda não tem local definido.

Fonte: Prefeitura de Maricá - Texto: Jorge André