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quinta-feira, 25 de junho de 2015

Modelo de franquia 'light' é opção para quem quer abrir próprio negócio

Feira em São Paulo orienta empreendedores.

Apesar das benefícios, franqueado deve estar atento aos riscos do negócio.


Se transformar no próprio patrão é o sonho de muitos brasileiros. O problema é que muita gente não sabe direito como administrar a própria empresa. Para entender como funciona o mercado e ter uma aula de empreendedorismo começou nesta quarta-feira (24) em São Paulo, a Feira Nacional de Franquias, e tem várias opções aos interessados. Tem a franquia da loja tradicional, a franquia 'light' para uma empresa um pouco menor e os negócios feitos em quiosques.
Uma loja em São Paulo ficou grande para o bolso do consumidor que encolheu. O jeito foi enxugar também os espaços e os preços. É o caso de uma franquia. Há 31 anos fazendo pizza, o dono conservou o modelo e aproveitou a marca para criar outro: o de lanchonetes rápidas.
“Locais de auto-tráfego a princípio como colégios, faculdades, estação de metrô, estação rodoviária, centro de cidade, eventos em geral. Então uma marca compacta, numa operação compacta onde a gente pudesse vender por impulso”, fala o fundador Rubens Augusto Jr.
A ideia agrada aos donos de uma outra franquia de fantasias e brinquedos que há dois meses  decidiramINVESTIR em lojas fora dos shoppings.
“Entrando com INVESTIMENTO reduzido para outros centros comerciais como hipermercado, galerias, experimentando nossa marca. Uma porta de entrada para entender o negócio”, fala o gerente de expansão Thiago Santana.
O tipo de negócio apelidado de light ou fit, que significa leve, enxuto compacto, está alimentando o sonho de quem pensa em trabalhar por conta própria. Em uma feira de franquias em São Paulo há muitas sugestões, mas é bom ficar atento aos riscos porque há riscos.  Segundo a Associação Brasileira de Franchising, 3,7% dos franqueados fecharam as portas ano passado.
Outro ponto a ser considerado é INVESTIMENTO nem sempre barato. Uma marca de bijuterias oferece três modelos: a loja tradicional, a mais enxuta, menor e com menos funcionários, e os quiosques. 
“A gente tem desde o modelo quiosque, que é o modelo em torno de R$ 90 mil até o modelo tradicional, que nós estamos falando na faixa de R$ 350 mil e o modelo light que está na faixa de R$ 190 mil”, explica o representante de franqueador, Eduardo Morita.

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