Tema “Comida de verdade, no campo e na cidade” pretende desenvolver o hábito de ingerir mais legumes
O concurso tem como objetivos incentivar o consumo de alimentos básicos que compõem aDIETA brasileira tradicional (frutas, legumes e verduras) e valorizar o ato de cozinhar em contraste aos produtos industrializados prontos para consumo. Professores trabalham a importância nutricional desses alimentos aos alunos, que são os degustadores oficiais em dois dias de concurso (Prato A e prato B), colocando seu voto em urna no refeitório. “Isso incentiva a experimentação e criação de novos pratos na merenda escolar, com a participação dos alunos na escolha das melhores preparações”, adianta a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Educação, Lourici Soares.
Alunos da E.M. Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, experimentaram, na quarta-feira (24/06), a trouxinha de legumes com frango e, na quinta-feira (25), a torta de legumes com frango desfiado. Evelyn do Carmo, 11 anos, aluna do 5º ano, preferiu a trouxinha de legumes e frango. Já Caroline Gomes, 10 anos, do 5º ano, preferiu o prato B (torta de legumes com frango desfiado). A diretora Manuela Carvalho Costa adiantou que de 60 a 70 crianças (a escola tem cerca de 300 alunos), já haviam feito o teste. “Esperamos ir para a final”, comentou.
Já na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, o prato principal foi uma variação de torta de legumes com frango. Na quarta-feira (24), a Torta Bella Escola foi apresentada aos alunos e, nesta sexta-feira (26), a Torta Carlos Magno, aparentemente vencedora. Os alunos André de Souza Peixoto, 17 anos, e Narlindo Missias Lima, 44, experimentaram os dois pratos e optaram pelo prato B (souflê de legumes com frango).
Fonte: Prefeitura de Maricá
Texto: Fernando Uchôa (edição: Gisele Paiva) | Fotos: Clarildo Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário