Pesquisa de Notícias no Blog Busca Maricá

terça-feira, 7 de julho de 2015

Em Dia Internacional, ONU lembra importância de cooperativas para desenvolvimento sustentável


“O modelo de cooperativa ajuda a vencer as desigualdades. Cooperativas se esforçam para honrar princípios de igualdade e participação democrática”, disse o secretário-geral da ONU.
Membros de uma cooperativa agrícola em Burkina Faso. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez
Membros de uma cooperativa agrícola em Burkina Faso. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez
Cooperativas terão um “papel incalculável” para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos para serem adotados em setembro, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, neste sábado (04) para marcar o Dia Internacional das Cooperativas.
Na ocasião, o chefe da ONU lançou um apelo para que mundo reassuma seu compromisso com este modelo de negócio, que possibilita viabilizar um futuro mais sustentável para todos, lembrando que as cooperativas mantém fortes laços com as comunidades em que servem.
“Desigualdade é um obstáculo para o desenvolvimento, privando as pessoas dos serviços básicos e oportunidades para construir uma melhor vida para eles e seus filhos”, disse Ban. “O modelo de cooperativa ajuda a vencer este desafio. Cooperativas se esforçam para honrar estes princípios de igualdade e participação democrática.”
De acordo com o recente estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Aliança de Cooperativas Internacionais, essas organizações contribuem para aumentar a empregabilidade e a paridade de gêneros, ao mesmo tempo em que fornecem energia limpa e inclusão financeira para garantir segurança alimentar e ampliar a proteção social.
Variando de negócios de pequena escala a empreendimentos multimilionários, as cooperativas operaram em vários setores da economia, gerando 100 milhões de empregos em todo o mundo, 20% a mais que as empresas multinacionais, de acordo com dados reunidos de várias agências da ONU.
Fonte: ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário