Texto: Sérgio Renato | Fotos: Fernando Silva
Palestrante falou sobre o comportamento de pedestres e motoristas no trânsito, do uso de cinto de segurança e capacete
O palestrante foi o analista de Gestão e Trânsito do Detran, Alexandre da Rocha Silva, que falou sobre o comportamento de motoristas e pedestres no dia a dia nas ruas. “A realidade é que o trânsito não é uma opção em nossa rotina diária, nós estamos nele logo ao sair de casa e pisar na calçada, não há como fugir. Por isso, é importante ter a consciência de cidadania toda vez que estamos na rua”, frisou, referindo-se ao slogan da campanha deste ano: “Seja você a mudança no trânsito”.
Durante a palestra, Alexandre falou ainda de alguns dos principais fatores de risco ao dirigir, como o uso indevido ao telefone celular e a não utilização de itens como cintos de segurança e capacete no caso dos motociclistas, tudo com a exibição de vídeos. Para exemplificar o consumo de álcool ao volante, ele distribuiu bafômetros a alguns que estavam na plateia depois de entregar bombons de licor a cada um deles. Os resultados foram debatidos em seguida.
Foram mostrados também números que apontam cerca de 60 mil mortes do trânsito e aproximadamente 170 mil internações em todo o país anualmente, estas com um gasto que chega a R$ 230 milhões em despesas médicas, sem falar nos traumas e dramas que envolvem as famílias das vítimas.
“Em Maricá, as ações que estamos empreendendo desde fevereiro, com um rigor maior que inclui o reboque de carros estacionados irregularmente, já nos ajudaram a diminuir o número de multas aplicadas", avaliou a assessora de projetos da Secretaria Municipal de Segurança, Raquel Lima. "Essa consciência mostrada aqui precisa ser propagada aos condutores de nossa cidade”, completou.
Fonte: Prefeitura de Maricá
Nenhum comentário:
Postar um comentário