Concessionária Ecoponte faz estudo de equipamentos e pontos de instalação.
Velocidade, em princípio, será mantida em 80km/h.
A Ponte Rio-Niterói terá radares fixos. A informação é da concessionária Ecoponte, que desde junho administra a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói, na Região Metropolitana. De acordo com a Ecoponte, quatro controladores de velocidade serão instalados até maio de 2016, conforme previsto no contrato de concessão da empresa. Por dia, passam cerca de 151 mil veículos nos dois sentidos da ponte, estima a concessionária.
Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplica multas usando radares móveis — são aplicadas, em média, 500 por dia.
A Ecoponte prepara um estudo técnico, que vai servir como base para um relatório que será enviado até o final de agosto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável por regular e fiscalizar a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre. O estudo vai apontar os locais dos radares, que irão fixar a velocidade máxima de 80 km/h.
Mas esses pontos ainda dependem de aprovação da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo policiamento da ponte. De acordo com a Ecoponte, o estudo de implantação dos radares leva em consideração os pontos onde ocorrem mais acidentes ao longo dos 13,2 quilômetros de extensão da Ponte rio-Niterói.
O gerente de atendimento da Ecoponte Júlio Amorim diz que a concessionária estuda a tecnologia e o tipo de radar que será usado.
“Depois de apresentados os estudos técnicos a ANTT e, havendo concordância, a gente espera já no mês de setembro comece a instalação desses equipamentos. Temos até maio para instalar tudo. A velocidade considerada no estudo é a de 80 km/h. O objetivo da Ecoponte é a redução de acidentes. Por isso vai ter uma sinalização bem visível para orientar o usuário para que ele saiba exatamente os locais de todos os radares”, disse Amorim, acrescentando que as maiores infrações de velocidade costumam ocorrer durante a madrugada.
Segundo o gerente de atendimento, outros trabalhos estão sendo executados para reduzir o índice de acidentes, como a melhoria da sinalização, a renovação do asfalto, e operações em conjunto com a PRF, como a fiscalização do tráfego de caminhões fora do horário e a utilização do bafômetro.
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